Empresa do Peru renova frota com 20 ônibus novos da Caio Induscar

Mercado de veículos comerciais no Peru cresce 5,3% em 2024 e registra melhor desempenho da década

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

O mercado peruano de caminhões e ônibus encerrou 2024 com a venda de 18.247 unidades, um crescimento de 5,3% em comparação às 17.327 unidades comercializadas em 2023, de acordo com dados divulgados pela Associação Automotiva do Peru (AAP).

O segmento de caminhões e caminhões-trator registrou um aumento de 1,4%, com 15.308 veículos vendidos em 2024, frente às 15.095 unidades do ano anterior. Já o segmento de ônibus e micro-ônibus apresentou uma alta significativa de 31,7%, alcançando 2.939 unidades comercializadas, contra 2.232 veículos em 2023.

Melhor desempenho em uma década
As vendas acumuladas de veículos comerciais em 2024 superaram os resultados de 2023, 2022, 2021 e 2020, marcando o melhor desempenho dos últimos 10 anos.

O segmento de caminhões, com 15.308 unidades vendidas, teve o segundo melhor desempenho da década, ficando apenas 2,4% abaixo do recorde alcançado em 2021, quando foram comercializados 15.680 veículos.

Entre 2015 e 2020, a média anual de vendas foi de pouco mais de 12 mil unidades, enquanto no período de 2021 a 2023 esse número subiu para mais de 15 mil unidades por ano.

Alta significativa em dezembro de 2024
O mercado também registrou um crescimento expressivo no último mês do ano. Em dezembro de 2024, foram vendidos 1.571 veículos comerciais, uma alta de 18,1% em relação às 1.331 unidades comercializadas no mesmo período de 2023.

No segmento de caminhões e caminhões-trator, as vendas atingiram 1.273 unidades, um aumento de 9,6% frente às 1.161 unidades de dezembro de 2023.

No segmento de ônibus e micro-ônibus, o crescimento foi ainda mais expressivo, com 298 unidades vendidas, um salto de 75,3% em relação às 170 unidades registradas no mesmo mês do ano anterior.

Fatores que impulsionaram o crescimento
De acordo com Alberto Morisaki, gerente de Estudos Econômicos e Estatísticas da AAP, o crescimento em 2024 foi impulsionado pela renovação de frotas em empresas de setores como indústrias de transformação, agricultura e mineração.

O segundo semestre de 2024 foi especialmente dinâmico, refletindo a recuperação econômica de áreas como transporte de passageiros e turismo. “O aumento das vendas, particularmente no segmento de ônibus, está diretamente relacionado à retomada de atividades como transporte de pessoas, hotéis, restaurantes e centros de entretenimento. A ausência de choques negativos, como conflitos sociais, fenômenos meteorológicos adversos e os efeitos da pandemia, também contribuiu para o resultado positivo”, explicou Morisaki.

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