Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)
A Scania, líder em soluções de transporte sustentável, anunciou que começou a utilizar plástico reciclado de garrafas PET na fabricação da grade frontal de seus caminhões produzidos na planta de São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular.
Com essa mudança, a Scania estima retirar do meio ambiente cerca de 1,5 milhão de garrafas PET por ano, considerando a produção de 30 mil veículos/ano. Além disso, a empresa espera evitar a emissão de 62 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
“A sustentabilidade é fundamental para a Scania, e essa iniciativa é um exemplo de como podemos inovar e reduzir nosso impacto ambiental”, afirma Patricia Acioli, responsável por Sustentabilidade na Operação Industrial da Scania.
A grade frontal dos caminhões Scania é composta por uma mistura de policarbonato (PC) e polietileno tereftalato (PET), sendo que o PET corresponde a 20% da composição. Até pouco tempo, o PET era fornecido em estado virgem por produtores norte-americanos, mas agora será substituído pelo PET reprocessado por fornecedores brasileiros.
A parceria com fornecedores locais foi fundamental para a implementação dessa iniciativa. A SABIC, multinacional de fabricação de químicos, polímeros e fertilizantes, fornece o plástico em parte reciclado para a Scania.
“A economia circular é um desafio para a indústria, e a Scania está à frente nessa jornada”, destaca João Krasauskas, especialista de Qualidade da Scania.
A Scania espera que essa iniciativa seja replicada em outras fábricas da empresa em todo o mundo.