Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reforça seu compromisso com soluções de transporte sustentável no Brasil, consolidando um centro de inteligência em eletromobilidade em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. O local também abriga o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca, com foco em inovações tecnológicas para veículos elétricos.
Entre os principais marcos dessa iniciativa está o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina, em 2021, seguido pela recente apresentação do e-Volksbus, o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen. Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, destacou a importância dessas inovações: “Esse trabalho teve início em 2018, quando criamos uma equipe dedicada a projetos de veículos elétricos, culminando em soluções que estão transformando o setor de transporte no Brasil.”
Arquitetura modular e desenvolvimento ágil
Um dos grandes destaques do centro de eletromobilidade da VWCO é a arquitetura modular flexível, uma patente da empresa que possibilita o desenvolvimento de novos produtos em prazos reduzidos. O e-Volksbus, por exemplo, foi derivado dessa arquitetura, permitindo uma rápida adaptação a diferentes plataformas de veículos. Essa configuração oferece alto nível de compartilhamento de componentes e pode ser rapidamente ajustada para criar novas variantes, atendendo às necessidades específicas do mercado latino-americano.
Além disso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem se destacado no desenvolvimento de software para seus veículos elétricos. Atualmente, mais de 70% das funções de controle dos veículos são desenvolvidas internamente pela equipe de engenharia da empresa, o que possibilita melhorias contínuas e a criação de novas funcionalidades que agregam valor aos clientes.
Produção integrada e otimizada
Tanto o caminhão e-Delivery quanto o e-Volksbus compartilham grande parte de sua produção com os veículos a diesel, utilizando a mesma linha de montagem, exceto pela produção das baterias, que é feita em uma área dedicada, o e-Shop. Esse conceito de sinergia entre as áreas de manufatura e engenharia permite otimizar investimentos e aumentar a eficiência na produção.
Durante o processo de montagem, os chassis dos veículos elétricos são fabricados com os mesmos padrões de qualidade dos modelos a diesel, mas com a adição de uma equipe especializada em sistemas de alta tensão. No caso do e-Volksbus, as baterias são instaladas no teto do veículo durante a etapa de encarroçamento, garantindo segurança e qualidade final do produto.
Segurança e rigor nos testes
Com a criação do centro de eletromobilidade, a fábrica de Resende também ampliou seus processos de validação para incluir mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos. Esses procedimentos abrangem desde a medição de isolação dos sistemas até testes de compatibilidade eletromagnética e submersão em áreas alagadas, tudo de acordo com padrões internacionais de segurança.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus aplica o mesmo rigor nos testes de seus veículos elétricos e a diesel, assegurando que os clientes recebam uma opção elétrica tão confiável e robusta quanto os modelos tradicionais da marca.
Com essas iniciativas, a VWCO continua a se posicionar como referência em eletromobilidade, desenvolvendo soluções tecnológicas e sustentáveis para o setor de transporte.