Marcopolo entrega 60 ônibus para Hong Kong em 2024 e expande atuação internacional

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

A Marcopolo, uma das principais empresas globais no desenvolvimento de soluções de mobilidade, alcançou a marca de 60 ônibus entregues para Hong Kong em 2024. Desde 2012, a companhia fornece veículos para a região, com destaque para a família Audace, e já comercializou quase 700 unidades para o mercado local.

De acordo com José Luis Moraes Goes, diretor de operações internacionais e comercial mercado externo da Marcopolo, a fábrica da empresa na China é capaz de produzir em série diversas soluções graças aos investimentos contínuos em inovação e tecnologia. “A planta chinesa está preparada para atender a demanda com eficiência”, afirma Goes.

O portfólio de produtos da Marcopolo para Hong Kong inclui seis opções de chassis de diferentes marcas, tanto europeias quanto chinesas. A estratégia da empresa é realizar análises detalhadas antes de introduzir novos veículos em uma região, garantindo que a infraestrutura local esteja preparada para receber os produtos.

Foco na descarbonização
Entre as inovações mais recentes desenvolvidas pela Marcopolo está o Audace Fuel Cell, ônibus movido a célula de combustível de hidrogênio, apresentado em 2023 na Busworld Europe. Essa inovação foi desenvolvida em parceria com a Allenbus e a Sinosynergy, responsáveis pelo sistema de integração e pelo desenvolvimento do sistema fuel cell, respectivamente.

Hans Jorg Ehlers, diretor geral da Marcopolo China, destaca que a tecnologia de propulsão a hidrogênio é uma solução sustentável, especialmente em um cenário global de descarbonização. “A China é um mercado com vastas oportunidades, investindo em tecnologias limpas com uma frota de mais de 20 mil veículos comerciais movidos a hidrogênio”, comenta Ehlers.

Além do modelo movido a hidrogênio, a Marcopolo também investe em soluções elétricas e híbridas, com cerca de 1.000 veículos já em operação em países como Argentina, Austrália, Chile, China, Colômbia, Costa Rica e México.

Expansão internacional
A estratégia da Marcopolo para fortalecer sua atuação no mercado internacional inclui a expansão das exportações para o Oriente Médio, África, Austrália, Filipinas e Nova Zelândia. A empresa investe em parcerias locais, como na África Oriental, onde colabora com fabricantes de carrocerias e fornece kits CKD para montagem local. Na Austrália, a Marcopolo opera com três fábricas, localizadas em Melbourne, Brisbane e Perth.

A América do Sul também é um mercado de destaque para a companhia, com vendas recentes para Chile, Peru, Costa Rica, Uruguai e Equador. Além desses mercados, a Marcopolo China atua com produtos específicos, como veículos movidos a hidrogênio, e desenvolve soluções adaptadas às necessidades locais.

No segundo trimestre de 2024, as exportações da Marcopolo a partir do Brasil representaram 10,4% da receita líquida, somando R$ 203,8 milhões. No total, os negócios internacionais da empresa geraram R$ 495,9 milhões, equivalente a 25,4% da receita líquida no período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.