Região Metropolitana do Recife inicia teste de pagamento de passagens de ônibus com PIX

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Henrique Lima (Ônibus Brasil)

Passageiros da Região Metropolitana do Recife agora têm a opção de pagar as passagens de ônibus utilizando o PIX, sistema de pagamento instantâneo. A novidade, que ainda está em fase de testes, está disponível apenas na linha 160 – Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva), operada pela empresa São Judas Tadeu, que atende à região sul do Grande Recife.

Embora o serviço esteja inicialmente limitado a essa linha opcional, há planos de expansão para outras linhas. A expectativa é que, após a fase de testes, o pagamento via PIX seja estendido a outras linhas opcionais, que utilizam veículos rodoviários e com ar-condicionado, e, eventualmente, a todo o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. O QR Code para pagamento está disponível no interior dos ônibus.

A ideia de implementar o PIX como forma de pagamento foi proposta pela empresa São Judas Tadeu ao governo de Pernambuco, responsável pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) autorizou o teste, que está sendo monitorado para avaliar a estabilidade do serviço.

Possível expansão do pagamento via PIX
A São Judas Tadeu planeja ampliar a opção de pagamento para mais duas linhas recentemente adquiridas da empresa Vera Cruz: 191 – Recife/Porto de Galinhas e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional). Segundo Marcelo Bandeira, diretor executivo da São Judas Tadeu, as linhas opcionais foram escolhidas para o teste inicial por atenderem a um público com maior renda e familiaridade com a tecnologia.

“Começamos com a linha 160, mas pretendemos incluir as linhas 191 e 195 ainda esta semana. Acreditamos que o público dessas linhas, por ser mais familiarizado com a tecnologia, se adaptará bem ao novo sistema de pagamento. No entanto, a meta é expandir essa opção para todo o sistema de transporte”, afirmou Marcelo Bandeira ao Jornal do Commercio.

A expansão para todo o sistema de ônibus dependerá da avaliação da estabilidade do serviço de pagamento com PIX, que está sendo cuidadosamente monitorada pelo CTM.

Aplicativo integra sistemas para evitar fraudes
Para viabilizar o pagamento das passagens via PIX, a São Judas Tadeu desenvolveu um aplicativo que integra o sistema bancário ao celular do motorista. Esse sistema garante que as catracas dos ônibus sejam liberadas apenas após a confirmação do pagamento, o que ajuda a evitar fraudes.

Os motoristas precisam se logar no aplicativo no início das viagens e monitorar a confirmação do pagamento em seus celulares. A catraca só é liberada após a confirmação do crédito. A empresa espera que essa iniciativa reduza a quantidade de dinheiro em circulação nos veículos, tornando as viagens mais seguras e facilitando a rotina dos motoristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.