Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém uma perspectiva otimista para o mercado de ônibus em 2024. Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da companhia, revelou durante entrevista à Revista Technibus na Lat.Bus 2024 que a empresa espera um aumento nas vendas no próximo ano e está confiante na continuidade desse crescimento nos anos seguintes.
“Nossa expectativa é que 2024 traga números melhores em vendas, e esperamos que essa tendência se mantenha nos próximos anos”, afirmou Carrer. Ele destacou que a empresa prevê um crescimento de 10% em comparação ao ano passado, quando quase 21 mil ônibus foram emplacados. O segmento de rodoviários, juntamente com as entregas de veículos do programa Caminho da Escola e os lançamentos de modelos Euro 6, têm impulsionado esse crescimento. “Se conseguirmos manter as vendas acima de 22 mil unidades por um longo período, será excelente para o setor”, disse Carrer.
Retomada do transporte de passageiros
O diretor da Volkswagen também ressaltou que o setor de transporte de passageiros está em plena recuperação. Após a pandemia, muitos operadores de transporte urbano que haviam adiado a renovação de suas frotas estão agora buscando recuperar o tempo perdido. “O modelo urbano, que representa mais de 40% das vendas, é crucial para essa retomada”, explicou Carrer. Ele ainda destacou que o segmento rodoviário continua em expansão, impulsionado em parte pelos preços elevados das passagens aéreas, que têm incentivado o uso de ônibus.
Além disso, Carrer apontou que as entregas de ônibus do Caminho da Escola e o segmento de fretamento também estão contribuindo para a recuperação do mercado. “A melhora do PIB e a queda na taxa de juros estão ajudando, mas sem o segmento urbano, seria difícil alcançar um novo patamar”, afirmou.
Produção e desafios
Apesar do otimismo, a produção de ônibus urbanos em julho foi de 1.905 unidades, uma queda de 15,1% em relação a junho, mas um aumento de 17,8% em comparação a julho de 2023. No acumulado de janeiro a julho deste ano, a produção cresceu 50,7%, com 14.367 chassis fabricados, em comparação aos 9.532 do mesmo período do ano anterior.
Carrer atribuiu a recente retração no segmento urbano à expectativa em torno do PAC 3 Mobilidade, que oferece financiamento para municípios com projetos de mobilidade aprovados. Ele mencionou que muitos municípios ainda estão tentando entender como acessar esses recursos e quantos ônibus poderão adquirir. Além disso, as cidades precisam se preparar para a chegada de ônibus elétricos, incluindo a definição da infraestrutura e operação do sistema de transporte.
Expansão da linha de ônibus e eletromobilidade
Carrer destacou que a Volkswagen está entregando ônibus urbanos em todo o Brasil, com destaque para os modelos 17.230 e 17.260, além do super ônibus 22.260 de 15 metros, adquirido por diversas cidades como Goiânia, Belo Horizonte e Fortaleza. Ele também mencionou o sucesso da nova linha Euro 6, lançada no ano passado, e a crescente participação da Volkswagen no mercado.
No segmento rodoviário, a empresa aposta no novo chassi 18.320 4×2, com suspensão pneumática, indicado para operações de curta e média distância e fretamento.
Durante a Lat.Bus 2024, a Volkswagen apresentou seu primeiro chassi elétrico, o e-Volksbus, que começará a ser produzido ainda neste segundo semestre. “Vamos produzir algumas unidades para iniciar a produção em série em janeiro de 2025. É um chassi 100% elétrico, adaptado às condições do Brasil, com piso baixo e capacidade para 82 passageiros, ideal para linhas urbanas e corredores BRT”, destacou Carrer. Ele concluiu afirmando que o modelo despertou grande interesse na Lat.Bus, especialmente entre cidades que estão estudando a implantação de eletromobilidade.