Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo, fabricante brasileira de ônibus, reportou uma receita líquida de R$ 1,9 bilhão no segundo trimestre de 2024 (2T24), representando um aumento de 43,4% em relação ao mesmo período de 2023 (2T23). Esse crescimento reflete um melhor desempenho no mercado em todos os segmentos de produtos, com destaque para o aumento no volume de vendas e na produção. No trimestre, a produção consolidada da companhia foi de 3.998 unidades, um crescimento de 32,8%, sendo 3.355 unidades fabricadas no Brasil, um aumento de 36,4% em comparação ao 2T23. No exterior, foram produzidas 643 unidades, 16,7% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Esse aumento na produção no 2T24 é visto como uma etapa importante na recuperação de volumes no mercado brasileiro, especialmente nos modelos rodoviários. A manutenção de uma carteira de pedidos saudável é atribuída aos investimentos dos clientes na renovação de frotas, impulsionados pela crescente demanda de pessoas que optam por viajar de ônibus, tanto em trajetos de longa distância quanto no turismo e transporte público.
No 2T24, o lucro bruto da Marcopolo atingiu R$ 509,9 milhões, com uma margem de 26,1%, comparado a R$ 276,2 milhões e margem de 20,2% no 2T23. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões no 2T24, representando uma margem de 19,5%, em comparação aos R$ 158 milhões e margem de 11,6% registrados no 2T23. Esses números foram impulsionados pelo aumento das vendas e pela melhora no desempenho das operações internacionais da empresa.
A Marcopolo também investiu na modernização de suas instalações industriais, incluindo a construção de uma nova Central de Inflamáveis em Caxias do Sul (RS), que recebeu aproximadamente R$ 45 milhões em investimentos. Além disso, a empresa está desenvolvendo novos produtos, como ônibus elétricos, e ampliando sua fábrica em São Mateus (ES), onde serão instaladas linhas de montagem de chassis elétricos. A conclusão da expansão está prevista para o segundo semestre de 2024.
Caminho da Escola
No segundo trimestre deste ano, a Marcopolo entregou 959 veículos ao programa Caminho da Escola, sendo 500 micro-ônibus e 459 veículos Volare. Devido ao grande volume de entregas, a companhia direcionou parte de sua linha de produção de ônibus urbanos para a fabricação dos modelos escolares.
Atuação internacional
As operações internacionais da Marcopolo também apresentaram crescimento no 2T24. A Marcopolo Austrália (Volgren) alcançou números recordes, com um aumento de 40,9% na produção local em comparação ao 2T23, totalizando 162 unidades. No México, houve um avanço gradual nas vendas de ônibus urbanos e rodoviários, incluindo o modelo G8, que começou a ser fabricado no país e já tem entregas previstas para o final de 2024 e início de 2025.
Na África do Sul, a unidade MASA também registrou crescimento, com a produção de 134 veículos, um aumento de 52,3% em relação ao 2T23, impulsionado pelo lançamento do modelo G8 na região. Na Argentina, a Metalsur mostrou sinais de recuperação, com um aumento na produção e entregas em comparação com o primeiro trimestre de 2024 (1T24). A empresa espera uma melhoria contínua no desempenho nos próximos trimestres, motivada pelo processo de revitalização das frotas após anos de subrenovação.
José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, destacou que a empresa está otimista em relação ao segundo semestre de 2024. “Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas”, afirmou Valiati.