Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volare / Via Secco Comunicação)
O setor de ônibus manteve uma trajetória de recuperação, encerrando o primeiro semestre de 2024 com 14.668 veículos produzidos, um aumento de 53,8% em relação às 9.539 unidades fabricadas no mesmo período de 2023. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em junho, a produção de 2.639 ônibus foi 3,4% menor que em maio deste ano (2.731 unidades), mas superou em 35,4% o número registrado em junho do ano passado, quando foram fabricados 1.949 veículos.
Dos ônibus produzidos de janeiro a junho deste ano, 12.462 são modelos urbanos, representando um aumento de 57,4% em comparação aos 7.915 fabricados no mesmo período do ano anterior. Já os modelos rodoviários somaram 2.206 unidades, um crescimento de 35,8% em relação aos 1.624 veículos produzidos no primeiro semestre de 2023.
Vendas
No entanto, as vendas de ônibus apresentaram resultados negativos. Em junho, foram emplacados 1.738 veículos, um aumento de 35,5% em relação a maio deste ano (1.283 unidades), mas uma queda de 2% em comparação aos 1.774 ônibus vendidos em junho de 2023. No acumulado de janeiro a junho de 2024, houve uma redução de 21,7%, com 8.860 veículos emplacados, frente aos 11.322 vendidos no mesmo período do ano anterior.
Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, atribuiu a retração nas vendas de ônibus nos primeiros seis meses de 2024 à grande concentração de entregas de veículos para o programa Caminho da Escola no primeiro semestre de 2023. “Este ano, o fornecimento de modelos escolares começou agora”, explicou Freitas.
Ranking de Vendas
No ranking de vendas do primeiro semestre de 2024, a Mercedes-Benz liderou com 4.133 ônibus vendidos, uma queda de 26,5% em relação ao mesmo período de 2023 (5.623 unidades). Em segundo lugar, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vendeu 2.115 veículos, 29,2% a menos que no ano anterior (2.987 unidades). A Agrale ficou em terceiro, com 1.479 ônibus vendidos, uma redução de 14,8% em relação aos primeiros seis meses de 2023 (1.735 unidades).
Em seguida, a Iveco vendeu 540 ônibus até junho, um aumento de 71,4% em comparação ao primeiro semestre do ano passado (315 unidades). A Scania registrou a venda de 321 veículos, um crescimento de 161% em relação aos 123 unidades do mesmo período do ano anterior. A Volvo, por sua vez, vendeu 258 ônibus, uma queda de 48,6% em relação aos seis meses de 2023, quando as vendas somaram 502 unidades.
Mercado Externo
Nas exportações, o desempenho também foi negativo. Em junho, foram exportados 509 veículos, um aumento de 63,7% em relação a maio deste ano (311 unidades), mas uma queda de 25,5% em comparação a junho do ano passado (683 unidades). No acumulado de janeiro a junho de 2024, as exportações totalizaram 2.142 unidades, 4,8% abaixo do primeiro semestre de 2023 (2.249 unidades).
Dos ônibus exportados até junho deste ano, 1.028 são modelos rodoviários, um aumento de 14,6% em relação aos primeiros seis meses de 2023 (897 unidades), enquanto 1.114 são modelos urbanos, apresentando uma retração de 17,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Revisão das Projeções
A Anfavea revisou as projeções para o setor automotivo. Inicialmente, esperava-se um crescimento de 13,6% nas vendas de veículos pesados (incluindo ônibus e caminhões), totalizando 146 mil unidades em relação aos 129 mil veículos vendidos em 2023. A estimativa foi ajustada para 143 mil unidades, indicando um avanço de 10,9%.
Para a produção, foi mantida a previsão de 160 mil unidades (133 mil caminhões e 27 mil ônibus), o que representará um crescimento de 32,1% em relação aos 121 mil veículos pesados fabricados em 2023. As exportações, por sua vez, devem registrar uma queda de 9,1%, com 20 mil veículos vendidos no exterior, abaixo das 22 mil unidades inicialmente previstas para este ano.