Frasle Mobility anuncia aquisição de operações do Grupo KUO no México

Do PORTAL UNIBUS
Foto: René Ricardo Proal de la Garza (Frasle)

A Frasle Mobility, multinacional brasileira reconhecida no mercado de autopeças de reposição independente, anunciou no dia 24 de junho a aquisição das operações do Grupo KUO, no México. A transação, avaliada em aproximadamente R$ 2,1 bilhões (USD 400 milhões) e sujeita a ajustes na data de fechamento, é a maior já realizada pela empresa. A compra envolve a divisão de aftermarket do grupo mexicano, incluindo fábricas, centros logísticos, escritórios e direitos sobre marcas de produtos. A assinatura do acordo ocorreu na Cidade do México, na presença de executivos das duas empresas, e a conclusão do processo depende da aprovação das autoridades competentes e outras condições precedentes.

A aquisição abrange as operações de fabricação de peças para motores das marcas Moresa e TF Victor, líderes em pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya. Inclui também a produção de materiais de fricção da marca Fritec, líder em pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com plantas na Cidade do México, além da principal distribuidora de peças de reposição do país, a Dacomsa.

Hemerson de Souza, diretor de Relações com Investidores da Frasle Mobility, afirmou que o mercado mexicano possui muitas semelhanças com o modelo de operação consolidado no Brasil. Com cerca de 55 milhões de veículos em circulação, a frota de automóveis do México é a segunda maior das Américas. “Com essa aquisição, ampliamos ainda mais nosso portfólio, criando um powerhouse de reposição local nos moldes do que já temos no Brasil. Nossa presença no México é modesta em comparação com outras regiões, o que mudará com a conclusão deste processo”, destacou Souza.

Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility, complementou: “Estamos adquirindo marcas fortes e reconhecidas, tornando-nos líderes no mercado mexicano de aftermarket, posição que já ocupamos no Brasil e na Argentina, os três mercados latino-americanos mais relevantes.”

A aquisição da divisão de aftermarket do Grupo KUO faz parte do ciclo de expansão e crescimento da Frasle Mobility, aumentando a exposição internacional da empresa para aproximadamente 55% dos negócios. A proximidade com outros mercados relevantes, como os Estados Unidos, foi um diferencial na negociação.

Sérgio L. Carvalho, Presidente e CEO da Frasle Mobility e CEO da Randoncorp, ressaltou a importância do respeito às individualidades e qualificações das equipes nas empresas adquiridas. “Esta abordagem tem permitido combinar assertivamente aprendizados e legados vencedores em cada tipo de negócio, tanto na expansão no Brasil quanto nos movimentos globais recentes”, afirmou Carvalho.

A Frasle Mobility, com unidades de produção, comercialização e distribuição no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, atinge cerca de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 21 mil soluções em autopeças para freios, materiais de fricção, suspensão, direção e transmissão para veículos leves, pesados, motos, vagões ferroviários e aeronaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo