Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen do Brasil)
A CBMM, a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus deram início aos primeiros testes em operação real de um protótipo de ônibus elétrico movido por bateria de íons de lítio com Nióbio. Este uso de Nióbio na indústria automotiva é inédito e promete vantagens como recarga ultrarrápida, maior segurança e uma vida útil até três vezes superior às das baterias convencionais.
A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a japonesa Toshiba colaboraram por seis anos para desenvolver a tecnologia de óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio (NTO) para o ânodo das baterias de íons de lítio. Em 2021, a Volkswagen Caminhões e Ônibus se juntou ao projeto, permitindo a aplicação dessa tecnologia inovadora em um ônibus elétrico e desenvolvendo sistemas de gerenciamento térmico, energético e de carregamento ultrarrápido.
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Com a evolução dos materiais, esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias”, afirmou Ricardo Lima, CEO da CBMM.
O ônibus será testado em uma rota fixa diária na operação real da CBMM, com recarga no pantógrafo no início ou fim do trajeto. Esses testes fornecerão dados sobre as características da bateria NTO e do veículo, ajudando a identificar ajustes necessários para a futura comercialização.
“Esse projeto é estratégico para desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Nos antecipamos às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM”, destacou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O protótipo de ônibus, configurado sobre um chassi de 18 toneladas, tem autonomia estimada em 60 quilômetros e um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Ele está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um com capacidade útil de até 30 kWh. A estrutura do ânodo de NTO permite recarga ultrarrápida, operação em temperaturas mais amenas, aumento da vida útil da bateria e redução no consumo de energia.
O período de testes será definido conforme a evolução da aplicação, com a expectativa de expandir para uma pequena frota para validação. Todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise e melhoria da tecnologia. A bateria com tecnologia NTO deve estar disponível no mercado em 2025.