Programa Domingão Tarifa Zero completa seis meses com aumento de 32% de passageiros em São Paulo

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)

O Programa Domingão Tarifa Zero, que celebrou seis meses no último dia 17, já transportou gratuitamente 81,3 milhões de passageiros em São Paulo. Esse número representa um aumento de 32% em relação ao período entre dezembro de 2022 e junho de 2023, quando 59,2 milhões de usuários utilizaram o transporte público da capital, conforme dados da SPTrans, responsável pela gestão do sistema.

Entre as linhas com maior aumento de passageiros, destacam-se Jd das Rosas – Terminal Capelinha, com crescimento de 132%; Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Bandeira, com aumento de 114%; e Terminal Capelinha – Terminal João Dias, com 105% a mais de passageiros.

Em números absolutos, as linhas que mais cresceram foram Vila Arapuá – Terminal Sacomã, com 95 mil passageiros adicionais; Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz, com mais 91 mil passageiros; e Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro, que registrou um aumento de 90 mil usuários. A análise considerou apenas as linhas que operaram em todos os fins de semana desde o início do programa e no período de comparação.

Datas comemorativas
Os domingos com maior destaque para o programa foram aqueles coincidentes com datas festivas, como o fim de semana de Natal, que teve um crescimento de 130% de um ano para o outro, e a véspera de Réveillon, com um aumento de 93%. O domingo, 18 de fevereiro, data de encerramento dos desfiles de blocos de rua do carnaval de São Paulo, registrou um aumento de 50% em relação a 2023.

Em termos absolutos, os recordes de passageiros transportados foram no aniversário da capital, com 3,4 milhões de usuários; no primeiro domingo do programa, em 17 de dezembro de 2023, com 3 milhões de passageiros; e no domingo, 3 de março, com 2,9 milhões de usuários.

Parques municipais
Paralelamente à implementação do Domingão Tarifa Zero, a Prefeitura de São Paulo observou um aumento na frequência dos parques municipais. Entre os cinco parques com maior crescimento no número de visitantes, quatro estão na periferia. Mais de 1,4 milhão de pessoas visitaram o Parque do Carmo, na Zona Leste, aos domingos nos últimos seis meses, um aumento de 177% em comparação com o período de dezembro de 2022 a maio de 2023. Outros parques periféricos que se destacaram foram Tiquatira, também na Zona Leste, Bororé, na Zona Sul, e Fazenda do Carmo, na Zona Leste, com um crescimento superior a 92% nas visitas aos domingos.

A prefeitura acredita que o aumento no público dos parques aos domingos está parcialmente relacionado ao programa Domingão Tarifa Zero, que tornou gratuito o uso dos ônibus da capital paulista neste dia da semana. No total, os parques municipais receberam 8 milhões de visitantes aos domingos em seis meses, representando um aumento de 11%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo