Mercado de veículos no Chile registra queda nas vendas em maio

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Em maio, o mercado automotivo chileno continuou a enfrentar desafios, registrando mais um mês de queda nas vendas em comparação a 2023. De acordo com dados da Associação Nacional Automotriz do Chile (ANAC), foram comercializados 1.067 veículos (919 caminhões e 148 ônibus), uma diminuição em relação aos 1.242 veículos vendidos no mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, a redução é de 18,2%, com 5.555 unidades vendidas, contra 6.792 unidades no mesmo período de 2023.

A ANAC aponta que fatores como a redução dos investimentos em bens duráveis, a lenta recuperação do mercado de trabalho e as restrições na concessão de crédito estão impedindo o crescimento da economia chilena. Esses obstáculos afetam diretamente setores produtivos, incluindo a indústria automobilística, que continua a ver uma queda nas vendas.

A retração nas vendas de caminhões começou em abril de 2022 e se estendeu por 23 meses, sendo interrompida em abril passado. No entanto, após um mês positivo, as vendas de caminhões voltaram a cair. A queda nas vendas de ônibus começou em junho de 2023 e persiste desde então, com exceção de setembro, quando houve um crescimento em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Em maio, as vendas de caminhões registraram uma queda de 27,9%, totalizando 919 unidades. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a retração é de 12%, com 4.686 unidades vendidas, contra 5.322 no mesmo período de 2023.

O mercado de ônibus também apresentou uma contração de 14,5% em maio, com 148 unidades comercializadas, em comparação a 173 unidades no mesmo mês do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas acumuladas somaram 869 veículos novos, uma redução de 40,9% em comparação com as 1.470 unidades vendidas de janeiro a maio de 2023.

Vendas de caminhões e ônibus
No segmento de caminhões, a Mercedes-Benz liderou as vendas acumuladas com 752 unidades, representando 16% de participação de mercado, seguida pela Volvo com 513 unidades (10,9%), Chevrolet com 435 unidades (9,3%), Volkswagen com 410 unidades (8,7%) e Scania com 363 unidades (7,2%).

No segmento de caminhões leves, a JAC foi a líder com 96 veículos vendidos, correspondendo a 20,1% do mercado, seguida pela Foton com 85 veículos (17,8%), Fuso com 76 veículos (15,9%), Hino com 64 veículos (13,4%) e Chevrolet com 53 veículos (11,1%).

No segmento de caminhões médios, a Chevrolet liderou com 313 unidades, representando 24,3% do mercado, seguida pela Hino com 242 unidades (18,2%), Fuso com 241 unidades (18,7%), Hyundai com 129 unidades (9,9%) e Volkswagen com 101 unidades (7,9%).

No segmento de caminhões pesados, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, que vendeu 700 veículos (24%), seguida pela Volvo com 513 unidades (17,6%), Scania com 362 unidades (12,4%), Volkswagen com 304 unidades (10,4%) e MAN com 182 unidades (6,2%).

No segmento de ônibus, a Yutong liderou com 291 veículos vendidos, representando 33,3% de participação de mercado, seguida pela Mercedes-Benz com 162 unidades (18,6%), Scania com 96 unidades (11%), Volvo com 83 unidades (9,6%) e Zhongtong com 65 unidades (7,5%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo