Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, reconhecida por seus veículos com atributos sustentáveis, continua a expandir suas práticas ambientais no centro de desenvolvimento mundial em Resende, RJ. No último ano, a empresa implementou medidas que resultaram na redução de resíduos aterrados, alcançou 71% de energia limpa certificada em suas operações e reduziu em até 90% a emissão de poluentes locais e gases de efeito estufa em algumas operações logísticas internas.
“Nós estamos sempre atentos a oportunidades para reduzir o impacto ambiental de nossas atividades. Descarbonização e circularidade são pautas constantes em todos os nossos produtos, desde caminhões e ônibus até serviços, e também se refletem nos processos produtivos. Até mesmo as menores ações têm o potencial de gerar impactos positivos e orientam nossas práticas estratégicas”, explica Marcelo Vidal, gerente executivo de Engenharia de Manufatura e Manutenção.
A tecnologia também tem um papel crucial nas iniciativas de sustentabilidade da empresa. O uso de realidade virtual no processo de prototipagem permite a eliminação de dois a quatro veículos físicos por projeto. Além disso, a empresa adota uma política de economia circular, reintegrando veículos de teste originalmente destinados ao descarte nas rotas logísticas internas. Essas iniciativas otimizaram o uso de recursos energéticos e reduziram o descarte de materiais como metais, plásticos e madeira.
A frota interna da VWCO inclui caminhões e-Delivery, modelo 100% elétrico com zero emissões de poluentes locais. Esses veículos realizam cerca de 23 viagens diárias em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados e, em comparação com os modelos a diesel, reduzem as emissões em mais de 90%, graças à baixa pegada de carbono da matriz de energia elétrica brasileira.
“Em cada nova instalação ou mudança, priorizamos a eficiência de todos os recursos para operar de forma mais sustentável e econômica”, acrescenta Vidal. Em 2024, a VWCO atingiu 71% de energia certificada proveniente de fontes renováveis. Além disso, os sistemas de captação de água pluvial e climatização permitem reutilizar cerca de 3 mil litros de água diariamente, utilizados para irrigação de jardins e lavagem de pisos em áreas internas e externas.