GOL Linhas Aéreas anuncia novo plano financeiro para os próximos 5 Anos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rodrigo Gomes (Via Ônibus & Transporte)

A GOL Linhas Aéreas, líder no mercado doméstico brasileiro, anunciou um marco significativo em seu processo de reestruturação financeira, iniciado no Tribunal de Falências dos Estados Unidos. A companhia divulgou seu novo Plano Financeiro de 5 Anos (“Plano GOL de 5 Anos”), que servirá de base para o Plano de Reorganização sob o Chapter 11.

“Estamos felizes por alcançar mais um marco importante em nosso processo de reestruturação financeira”, afirmou Celso Ferrer, CEO da GOL. “Durante este processo, a GOL continuou operando normalmente, demonstrando solidez na execução de nossa estratégia comercial e na gestão de custos. Renegociamos com sucesso os acordos com nossos arrendadores para a maioria de nossas aeronaves e estamos investindo em nossos motores e expandindo nossa frota operacional. O novo Plano de 5 Anos servirá como guia para nossa próxima fase, permitindo-nos avançar em nossas estratégias de longo prazo para expandir nossa posição na América Latina e melhorar a experiência de viagem dos nossos clientes.”

Detalhes do plano
O Plano de 5 Anos da GOL detalha esforços para melhorar o desempenho operacional e financeiro. Até 2026, a empresa planeja retornar aos níveis de capacidade doméstica pré-COVID e expandir sua malha tanto nacional quanto internacionalmente. A frota deve crescer para 169 aeronaves até 2029.

A GOL espera que as margens EBITDA, expressas em percentagem da receita total, diminuam para aproximadamente 23% em 2024, antes de se recuperar para cerca de 29% em 2025 e atingir aproximadamente 34% até 2029. Um programa anual de melhoria de resultados, estimado em R$ 1 bilhão, deve ajudar a manter uma vantagem competitiva em custos.

O Plano de 5 Anos prevê um aumento de capital de US$ 1,5 bilhão para pagar o financiamento existente de Devedor em Posse (DIP) e adicionar liquidez ao balanço. O plano inclui refinanciamento de dívidas garantidas e espera-se que a liquidez atinja entre 18% e 25% da receita dos últimos 12 meses até 2025 e 2029, respectivamente. O índice de alavancagem líquida deve diminuir para aproximadamente 1,7x até 2029.

Atualização da frota
Em 24 de maio de 2024, a GOL tinha acordos aprovados para 113 aeronaves e 48 motores sobressalentes, incluindo concessões significativas de arrendamento. A empresa está analisando ofertas de concessões para aeronaves restantes e espera tomar decisões em breve. A aprovação para financiar novas entregas de aeronaves e motores permitirá à GOL continuar recebendo novas unidades durante e após o processo de reestruturação.

Financiamento de saída e plano de reorganização
A GOL iniciou discussões sobre o plano de financiamento que sustentará seu Plano de Reorganização. Este plano estabelecerá os termos para a saída da GOL do Chapter 11, incluindo refinanciamento de cerca de US$ 2 bilhões em dívidas garantidas e uma injeção de novo capital de aproximadamente US$ 1,5 bilhão. O processo competitivo de financiamento começará em junho e deve durar até o terceiro ou quarto trimestre de 2024.

O Plano de Recuperação precisa da aprovação dos credores e do Tribunal de Falências dos EUA. É provável que as ações ordinárias e preferenciais existentes da GOL tenham valor mínimo ao fim do processo, representando um risco significativo para investidores.

Assessores
A GOL está sendo assessorada por Milbank LLP, Seabury Securities LLC, AlixPartners, LLP, e Lefosse Advogados em seus esforços de reestruturação.

Para mais informações, incluindo o resumo do Plano de 5 Anos e cenários de financiamento, visite o site de relações com investidores da GOL: ri.voegol.com.br/pt/.

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