Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A Iveco foi escolhida pela empresa Rápido Sumaré para a renovação de sua frota de transporte urbano no estado de São Paulo. Parte do Grupo Belarmino, um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, o Rápido Sumaré está recebendo as primeiras 55 unidades do chassi BUS 17-280. A negociação foi realizada pelo concessionário Mercalf.
Os novos ônibus, encarroçados pela Mascarello, estreiam a nova identidade visual do transporte coletivo de Piracicaba, inspirada nas cores da bandeira do município.
Além de Piracicaba, a Rápido Sumaré, sob a marca MOV, opera em várias cidades do interior paulista, como Paulínia, Nova Odessa, Vinhedo, Várzea Paulista e São João da Boa Vista. Este fornecimento reforça a competitividade e eficiência dos chassis da Iveco, fabricados no Brasil para atender às necessidades locais.
“Sermos escolhidos por um grupo tão sólido como o Rápido Sumaré confirma nossa direção certa para aumentar nossa participação no mercado de ônibus no Brasil”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina. “Estamos prontos para atender a demanda de grandes clientes como o Grupo Belarmino com soluções e produtos competitivos”.
Características do BUS 17-280
Desenvolvido para maximizar a rentabilidade no transporte de passageiros, o BUS 17-280 é ideal para operadores que buscam alto desempenho e economia. Com 17 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o chassi foi projetado para reduzir custos operacionais, oferecendo o melhor consumo de combustível da categoria, conforme avaliações de clientes da IVECO.
“O BUS 17-280 é um dos nossos principais modelos, desenvolvido para atender as necessidades dos operadores brasileiros. Produzido em Sete Lagoas (MG), ele garante robustez para enfrentar os desafios diários, com alta capacidade de transporte e maximização dos resultados”, destaca Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco.
O motor FPT N67 Euro 6 do BUS 17-280 opera com baixas rotações e uma ampla faixa de torque máximo, resultando em menos trocas de marchas, menor consumo de combustível e maior vida útil do motor. Com 280 cavalos a 2.500 rpm e torque de 950 Nm, o modelo possui turbointercooler, injeção eletrônica Common Rail e transmissão manual ZF de seis velocidades.
O sistema de pós-tratamento SCR (Redução Catalítica Seletiva) com Arla 32 dispensa o uso de EGR (Recirculação por Gases de Escape), e a suspensão e os freios de alta tecnologia proporcionam mais estabilidade, segurança e menor custo de manutenção.
O BUS 17-280 pode ser configurado para transportar até 59 passageiros mais o motorista, sendo adequado para transporte urbano, rodoviário e fretamento.