VII Simpósio de Engenharia Ferroviária destaca avanços e parcerias no setor ferroviário

VII Simpósio de Engenharia Ferroviária destaca avanços e parcerias no setor ferroviário

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Joey Daminelli

O segundo dia do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), realizado em 14 de maio, começou com uma palestra de um pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Ele destacou as contribuições do IPT para o desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil e defendeu uma maior aproximação entre órgãos de pesquisa e empresas para apoiar o crescimento do setor.

Além disso, apresentou a criação do Instituto de Qualidade Ferroviária, que visa atestar a conformidade de produtos e serviços ferroviários de acordo com especificações e normas técnicas.

Inteligência artificial em simulações ferroviárias
O segundo palestrante do dia, Qing Wu, pesquisador sênior da Escola de Engenharia e Tecnologia da Central Queensland University, apresentou “Recent Advances in Railway Dynamics Modelling”. Wu atualizou os presentes sobre os principais projetos em que está envolvido, incluindo estudos sobre a dinâmica estocástica para analisar a velocidade crítica mais provável e simulações com trilho flexível. Ele também demonstrou como a inteligência artificial pode prever o comportamento de composições ferroviárias com base em simulações prévias.

Homenagens e palestras técnicas
Durante o evento, a organização homenageou Paulo Maurício Costa Furtado Rosa, diretor de Engenharia na Amsted Rail, reconhecido como um dos principais projetistas de vagões no Brasil. Em seguida, Felipe Bertelli apresentou um estudo sobre sistemas de drenagem de vagões de carga tipo gôndola. Dois trabalhos técnicos da Cátedra Roda Trilho foram apresentados por Leandro Rocha Lopes e Ana Cecília de Carvalho, focando em estratégias para aumentar a precisão de dados de profundidade de cava e avaliação de graxas formuladas.

Interação entre pesquisadores e empresas
No período da tarde, os participantes visitaram pôsteres de trabalhos científicos, seguidos de palestras de representantes da Loram, que compartilharam casos de sucesso em manutenção e inspeção de trilhos. Nayara Fernanda Siementkowski e Marcos de Sousa Silva apresentaram estudos sobre monitoramento de balanço físico e detecção de falhas nos sistemas de frenagem de vagões.

O professor Dr. Paulo Roberto Gardel Kurka atualizou os resultados gerais da Cátedra de Vagões, destacando projetos em andamento que visam aumentar a segurança e a eficiência do transporte ferroviário, além de formar pessoal técnico qualificado.

Encerramento do evento
As últimas sessões do dia incluíram apresentações sobre a aplicação tecnológica da pesquisa metalúrgica e o cenário atual do transporte ferroviário de carga no Brasil. Frederico Bussinger, consultor, enfatizou a importância de desmistificar certas crenças sobre ferrovias para pensar no abastecimento interno do país.

A Comissão Organizadora do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária encerrou o evento agradecendo aos mais de 270 participantes e aos palestrantes pelas contribuições na divulgação e disseminação de pesquisas sobre interação roda-trilho, operações e logística.

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Criado em 2017, o Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) é promovido por diversas universidades brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento visa apresentar resultados de pesquisas em parceria com empresas do setor, promovendo a troca de informações entre a academia e a indústria ferroviária. Desde sua criação, o SEF cresceu significativamente, com mais de 400 participantes nas edições online durante a pandemia, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil.

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