Do PORTAL UNIBUS
Foto: Luis Diego Sánchez (Ônibus Brasil)
Nos próximos dias, a Nicarágua receberá uma nova frota de ônibus chineses como parte dos esforços do Governo Sandinista para reformular o modelo de transporte público do país.
A vice-presidente, Rosario Murillo, anunciou na mídia que essas novas unidades de transporte coletivo serão distribuídas em diferentes municípios nicaraguenses.
Em junho de 2023, o vice-ministro dos Transportes da Nicarágua, Amaru Ramírez, e o representante da empresa chinesa Yutong, Ariel Meng, assinaram um acordo para a aquisição de ônibus chineses. As primeiras frotas chegaram entre outubro e novembro, totalizando 500 unidades.
Autoridades do Ministério dos Transportes e Infraestruturas informaram que está prevista a chegada de um total de dois mil ônibus chineses este ano ao país centro-americano.
As relações diplomáticas entre Manágua e Pequim foram restabelecidas em dezembro de 2021. Desde então, ambos os países têm buscado fortalecer o intercâmbio em diversos setores, especialmente no comércio e na cooperação científica e técnica.
Em janeiro deste ano, entrou em vigor um Acordo de Livre Comércio, promovendo a cooperação econômica bilateral entre as duas nações.