Rio de Janeiro contabiliza quase 3 mil ônibus vandalizados em 12 meses

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Tomaz Silva (Agência Brasil)

Nos últimos 12 meses, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou um aumento significativo nos casos de vandalismo contra ônibus, com mais de 2,8 mil veículos depredados e 28 incendiados. Esse índice representa uma média mensal de 230 ônibus danificados, resultando em um prejuízo financeiro superior a R$ 24 milhões em reparos durante o período. Em resposta a essa preocupante realidade, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) lançou a campanha “Quem é cria não vacila”, visando combater o vandalismo direcionado aos ônibus da capital fluminense.

O pontapé inicial da iniciativa ocorreu com um evento de conscientização de passageiros realizado nesta sexta-feira (26) no Terminal Alvorada, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Além disso, destaca-se o alarmante registro de 145 ônibus sequestrados para serem utilizados como barricadas, obstruindo o acesso da polícia às comunidades. Estima-se que aproximadamente 6,5 milhões de cariocas tenham enfrentado dificuldades em seus deslocamentos devido aos diversos atos de vandalismo ocorridos ao longo de 2023.

O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, salientou que os passageiros são os principais prejudicados por essas ações. “Não podemos encarar esses incidentes apenas como números. Cada ônibus vandalizado demanda reparos, e dependendo da extensão dos danos, o veículo pode ficar inoperante por semanas, afetando diretamente a vida dos usuários que contam com o serviço. Por isso, estamos comprometidos em colaborar com as autoridades e a comunidade para combater essa prática e assegurar um transporte público seguro e confortável para todos”, afirmou.

A campanha visa conscientizar sobre a importância de preservar o patrimônio público, garantindo assim a segurança, o conforto e o direito de mobilidade dos usuários. Para isso, estão sendo distribuídos materiais impressos e realizada a divulgação de conteúdos de sensibilização nos terminais, TVs internas dos ônibus e nas redes sociais do Rio Ônibus. O sindicato busca engajar mais de três milhões de cariocas na proteção dos ônibus contra atos de vandalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.