Do PORTAL UNIBUS
Foto: Acervo (PORTAL UNIBUS)
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn) apresentou uma solicitação à superintendência local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para a implementação de uma faixa exclusiva destinada aos serviços de transporte público de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual. De acordo com a entidade, a solicitação atende ao trecho da BR 101 entre os viadutos de Ponta Negra e do Quarto Centenário. A proposta visa aliviar os congestionamentos frequentes registrados na região.
O trecho em questão, de acordo com o pedido do Seturn, possui extensão de 2,4 km e registra um volume diário de tráfego de 77 mil veículos, dos quais 1.394 são ônibus do transporte público, responsáveis por transportar mais de 90 mil passageiros em cada sentido diariamente, distribuídos em 81 linhas regulares. “No horário de pico (das 6h30 às 9h no sentido BR para a avenida Salgado Filho e das 17h às 19h no sentido inverso), em virtude do fluxo de veículos e pela ausência de faixa exclusiva a frota de ônibus vem enfrentando muita dificuldade para trafegar no trecho”, diz o sindicato, em nota recebida pelo PORTAL UNIBUS.
A implementação dessa medida, segundo o Seturn, também possibilitaria a continuidade das faixas exclusivas já existentes nas Avenidas Engenheiro Roberto Freire e Salgado Filho, tornando os serviços de transporte público mais atrativos para os habitantes da Grande Natal. “Assim como pedestres e ciclistas, o transporte coletivo tem prioridade sobre o transporte individual. É o que determina a Lei n° 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana”, conclui a nota da entidade.
No comunicado, as empresas de ônibus ressaltam que o sistema de faixas exclusivas promove uma maior agilidade no transporte coletivo, atrai mais usuários interessados em utilizar o ônibus como meio de locomoção, reduz o número de veículos nas vias, diminui congestionamentos e contribui para a redução da poluição e dos acidentes de trânsito. “O transporte público, inclusive, responde por 28% de todos os deslocamentos da população, sendo que os ônibus urbanos contribuem com 85,7% desse total, segundo a NTU. É por isso que as faixas exclusivas são indispensáveis”, diz o Seturn na nota.
A nota recebida pela reportagem traz, ainda, “diversos benefícios para a mobilidade urbana” elencados pelo Seturn. “Aumento da velocidade operacional dos ônibus; Menos tempo do passageiro dentro do veículo, com redução de 40% no tempo de viagem; Impacto positivo nos deslocamentos individuais; Maior fluidez na circulação dos coletivos; Racionalização da operação com a otimização da frota; Aumento da produtividade do transporte público sobre pneus; Facilidade na integração com os outros modos de transporte; Reeducação da sociedade para novas e mais vantajosas formas de mobilidade; Redução do consumo de combustíveis (até 30%) e da emissão de poluentes (até 40%) e compartilhamento justo e racional dos espaços da cidade”, diz a nota.
Até o fechamento da reportagem, a superintendência potiguar do DNIT não havia se manifestado ainda sobre o pedido da entidade que representa as empresas de ônibus.