Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andrea Ramos (Estradão / O Estado de S. Paulo)
O General Safety Regulation (GSR), Regulamento Geral de Segurança da União Europeia, implementado em 2023, tem repercutido no desenvolvimento de sistemas de segurança veicular, incluindo ônibus. A partir de julho de 2024, uma nova fase, conhecida como “Fase B”, entrará em vigor, tornando obrigatórias diversas tecnologias destinadas a garantir maior segurança nas estradas.
Veículos das linhas Setra (para viagens rodoviárias e fretamento) e eCitaro (para transporte urbano elétrico) foram apresentados à imprensa em Madri, Espanha, durante o evento denominado “Driving Experience”. Esses ônibus estreiam com novos sistemas de segurança, por enquanto disponíveis apenas na Europa – alguns dos quais se tornarão obrigatórios por força de lei e outros estarão disponíveis como opcionais.
Uma das principais atualizações é o Active Brake Assist 6 (ABA 6), um sistema que combina sensores, radares de curto e longo alcance, e uma câmera para frear o veículo em caso de detecção de obstáculos. Este sistema, agora renovado, possui um campo de visão expandido de 270 graus, o que o torna eficaz mesmo em curvas. Na Europa, torna-se obrigatório em ônibus rodoviários, sendo capaz de frear o veículo a 90 km/h em caso de carros parados abruptamente à frente e a 60 km/h em situações envolvendo ciclistas e pedestres, eliminando assim o risco de colisão.
Outra atualização importante é o Active Drive Assist (ADA 2), um sensor de faixa que, embora não seja obrigatório, será oferecido como opcional pela Daimler Buses. Nesta nova versão, os sensores monitoram o movimento do veículo e emitem alertas caso o motorista invada ou mude de faixa sem sinalizar, corrigindo a trajetória do ônibus, se necessário, para evitar acidentes. Além disso, um sensor adicional monitora a fadiga do motorista, emitindo alertas visuais em caso de necessidade.
Outra novidade incluída no regulamento GSR é o Traffic Sign Assist, um sistema que compara a velocidade do ônibus com os limites de velocidade da estrada, emitindo alertas sonoros em caso de excesso de velocidade. Além disso, os ônibus da Daimler agora contam com o Tire Pressure Monitoring (TPM), que monitora a pressão dos pneus para evitar danos e economizar combustível.
Embora algumas dessas tecnologias já estejam disponíveis na Europa, no Brasil, a oferta de sistemas de segurança ainda é limitada. A Mercedes-Benz do Brasil oferece o ABA 5 e o LDWS, que possuem funcionalidades semelhantes, mas com capacidades de frenagem inferiores às versões europeias. No entanto, a empresa afirma que há planos para introduzir esses sistemas no país no futuro, conforme a conscientização sobre a importância da segurança veicular aumenta entre os empresários do setor. “No Brasil temos que mostrar aos empresários a importância dos sistemas para evitar acidentes. Para no segundo passo a gente atualizar as ferramentas”, disse Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, ao jornal O Estado de S. Paulo.
Apesar dos desafios regulatórios e logísticos, a perspectiva é de que, segundo Walter, com a tecnologia Euro 6 cada vez mais presente nos ônibus brasileiros, a atualização desses sistemas se torne mais viável e em menor espaço de tempo, tendo em vista que esse padrão tecnológico é presente tanto no Brasil quanto em solo europeu.