Entra em vigor no Brasil novo percentual de biodiesel em combustível de ônibus

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Michel Chedid (Agência Petrobras)

Entrou em vigor o novo percentual de mistura de biodiesel no diesel, que passa de 12% para 14%, sendo agora denominado como B14. A decisão, que antecipou para este ano o cronograma inicial previsto para 2025, foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro de 2023.

O biodiesel, produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, é considerado uma alternativa ambientalmente mais sustentável em relação aos combustíveis fósseis, contribuindo para a transição energética. Esse incremento na mistura do biodiesel é relevante para diversas categorias, incluindo veículos rodoviários de carga, transporte coletivo (ônibus) e modelos off-road, como picapes.

A medida, inicialmente prevista para ser implementada em 2025, foi adiantada visando a redução das emissões de CO₂ na atmosfera. O Ministério da Agricultura e Pecuária estima que a antecipação possa evitar a emissão de cinco milhões de toneladas de CO₂ e reduzir a importação de combustível fóssil.

Além dos benefícios ambientais, a elevação no percentual de biodiesel traz vantagens para a segurança energética do Brasil, proporcionando uma economia de importação de aproximadamente 2 bilhões de litros de diesel, conforme destacado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressalta que a medida também favorece os produtores agrícolas em diferentes escalas. “Fortalecemos não só o nosso agronegócio, mas a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as vocações regionais. Prova disso é o decreto de reformulação do Selo Biocombustível Social, que editamos recentemente, fazendo com que toda a cadeia produtiva se desenvolva, desde o pequeno cooperado que tem a sua plantação até a grande usina produtora de biodiesel”, disse.

Para garantir o aumento do biodiesel, o MME estima um aumento na demanda de matéria-prima, principalmente soja, de cerca de 6 milhões de toneladas até 2025, quando está previsto o próximo aumento para B15.

A expectativa do ministério é que a medida contribua para a redução dos gastos com importação de combustível fóssil em R$ 7,2 bilhões, além de impulsionar a recuperação da capacidade produtiva ociosa das usinas instaladas.

A próxima alteração no percentual de mistura de biodiesel está programada para 1º de março de 2025, quando o diesel passará a ter 15% de biodiesel (B15).

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