Internacional: Novos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 economizam até 10% de combustível nas elevadas altitudes dos Andes

Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Lançados no último mês de julho, os novos chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz para países da região andina e da América Latina – O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv Euro 5 – chegaram ao mercado após um intenso programa de testes sob condições severas em grandes altitudes de estradas peruanas, a mais de 4.000 metros, a fim de avaliar performance, consumo, robustez e segurança.

“Os testes na Cordilheira dos Andes no Peru nos trouxeram um excelente resultado: os novos ônibus O 500, mais potentes, chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio atual, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon, eixos traseiros robustos e gerenciamento eletrônico”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas condição comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos modernos ônibus O 500 oferecem alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

O 500 foi testado em trajetos severos e condições extremas
Os testes no Peru, em condições similares às operações regulares dos ônibus O 500 em grandes altitudes, envolveram trajetos muito severos, com várias adversidades, estradas em boas condições e também algumas não pavimentadas, inclinações acentuadas e temperaturas baixas.

Antes da etapa peruana, os novos ônibus foram submetidos a testes de durabilidade e performance no Brasil e no México, onde atualmente já estão com mais de 400.000km. No Chile, foram realizados ajustes finos do trem de força e análises de partida em frio e saídas em rampas.

“Esses veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura. O desenvolvimento foi pensado em atender principalmente às operações de transporte rodoviário de passageiros na região andina, como de fretamento no segmento da mineração e turismo”, ressalta Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina. “No Peru, alguns testes contaram com a participação de motoristas instrutores de empresas clientes, que puderam experimentar o desempenho do novo O 500 em primeira mão e verificar a economia no consumo além de conhecer detalhes das tecnologias de segurança e de auxílio à condução”.

O 500 são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil
Os novos O 500 são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.

Tanto o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 [email protected] rpm e torque de 2.300 [email protected] rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4×2 de 448 [email protected] rpm e torque de 2.200 [email protected] rpm, são equipados com o motor Mercedes-Benz OM 460 de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem às legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos o motor OM 460 para os veículos O 500 que atendem aos países andinos e outros mercados latino-americanos, o qual possui o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de max de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva”, diz Jens Burger. “Além disso, passou a ser equipado com novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica, nova unidade de processamento de ar eletrônica eAPU e eVisco controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador”.

Transmissão automatizada ZF Traxon, robusta e econômica
O trem de força desses novos ônibus rodoviários O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com opção de Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

“Entre as principais características da Traxon destacam-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, afirma Jens Burger.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em avançadas tecnologias de segurança
A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os sistemas mais completos e tecnológicos de segurança no mercado. Entre os seus destaques incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência ativa, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além dos mais de 20 itens de segurança já conhecidos pelo mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, local onde se faz necessário maior atenção do motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contrária e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera frontal do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

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