Do Olhar Digital
Foto: Reprodução (AP Photo / Via Olhar Digital)
Mais um tipo de veículo sem motorista vai começar a trafegar pelas ruas de São Francisco, nos EUA: ônibus autônomos. O novo serviço de transporte é gratuito e opera diariamente ao longo de uma rota fixa, chamada Loop.
A novidade vem logo após regulares da Califórnia expandirem o uso de “robotáxis” na cidade – que nesses primeiros dias rodando 24 horas por dia já se envolveram em incidentes engraçados.
Os ônibus autônomos
O tal Loop circunda a Ilha do Tesouro, uma antiga base da Marinha dos EUA no coração da Baía de São Francisco. Com sete paradas, o serviço conecta bairros residenciais a lojas e centros comunitários, atendendo cerca de dois mil habitantes da ilha.
O ônibus totalmente elétrico não possui assento do motorista e volante, mas é supervisionado por um atendente que pode controlar o veículo com um dispositivo portátil, se necessário.
O condado está lançando o serviço por meio de um programa piloto financiado por doações, projetado para avaliar como os veículos autônomos podem complementar os sistemas de transporte público.
Tilly Chang, diretora executiva da Autoridade de Transporte do Condado de São Francisco, enfatizou que a presença de um atendente a bordo oferece segurança.
A diretora disse: “Esta é apenas uma demonstração para ver como é ter um ônibus sem motorista em um volume baixo e ambiente de baixa velocidade”.
Durante um passeio de teste, o ônibus autônomo operou com cautela, com um atendente contornando manualmente as obstruções.
Dominic Lucchesi era um dos passageiros. E ele disse, em entrevista à Associated Press (AP) que se sentia seguro no veículo.
O passageiro acrescentou: “Achei que fazia algumas paradas abruptas, mas, fora isso, senti como se estivesse em qualquer outro ônibus na maior parte do tempo”.
Funcionando das 9h às 18h diariamente, o ônibus quadrado pode acomodar até dez passageiros e completa o Loop a cada 20 minutos. Com dois ônibus em serviço, um pode carregar enquanto o outro transporta passageiros.
Contexto
São Francisco faz parte de uma tendência global na qual várias cidades estão explorando o potencial dos veículos autônomos para revolucionar o transporte público.
As operações do ônibus são supervisionadas pela Beep, uma empresa sediada em Orlando com experiência na condução de programas-piloto semelhantes em mais de uma dúzia de comunidades dos EUA.
Shelley Caran, gerente de projeto da Beep, explicou que esses ônibus são projetados para rotas curtas e não se destinam a substituir todo o sistema de ônibus. Ela destacou os tempos de reação mais rápidos dos veículos autônomos e as distrações reduzidas como benefícios.
Esta iniciativa piloto de ônibus autônomo segue a aprovação de serviço de passageiros 24 horas por dia para as empresas de “robotáxi” Cruise e Waymo em São Francisco.
No entanto, preocupações com paradas inesperadas, congestionamento e bloqueio de veículos de emergência levaram a cidade a solicitar uma pausa na expansão desse serviço.
Embora os especialistas prevejam menos problemas com os ônibus autônomos, porque se espera que eles tenham motoristas ou atendentes, as preocupações permanecem sobre o equilíbrio entre segurança e custos trabalhistas no futuro do transporte público.