SP: Ônibus articulados 100% elétricos da BYD já rodaram 644 mil km em São José dos Campos

Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a ter ônibus elétricos no transporte coletivo. Desde 2022, circulam na cidade 12 ônibus articulados 100% elétricos da BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Em doze meses, de agosto de 2022 até julho de 2023, os ônibus da BYD rodaram 644.134 quilômetros pelo corredor Linha Verde. A frota de São José dos Campos evitou a emissão de 1.646,12 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 11.729 árvores. Os ônibus à bateria não emitem CO2, não causam poluição sonora e possuem autonomia para até 250 quilômetros com uma carga de bateria.

O modelo usado na cidade é o BYD 11B piso baixo, que possui 22 metros de comprimento, ar-condicionado, encosto de cabeça e tomada USB, além de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e capacidade para 170 passageiros por viagem.

A acessibilidade é outro ponto forte desse transporte. Há espaços para cadeirantes, o que torna São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados). Por conta do piso baixo nivelado ao acesso da plataforma, cadeirantes e passageiros com deficiências têm maior conforto e facilidade para acessar e utilizar o veículo.

“A busca por um transporte público de qualidade e confortável nos levou a construir um modelo específico para São José dos Campos, com veículos 100% elétricos, que não geram poluição ambiental e sonora, que oferecem maior espaço interno e conforto para os passageiros e que transitam de forma suave, pois são silenciosos”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Gláucio Lamarca Rocha.

“A população de São José dos Campos tem aprovado os ônibus elétricos. As viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir um veículo elétrico e com várias tecnologias embarcadas, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

“Sem poluição sonora e ambiental, representam um avanço no processo de descarbonização do sistema de mobilidade. Mas o mais importante, é o bem-estar gerado à população de São José dos Campos, que é muito exigente. Operacionalmente, os carros são bastante confiáveis e com autonomia, pois não apresentam defeitos durante a operação e fornecem uma qualidade de atendimento acima da média aos usuários”, explica o secretário Glaucio.

A construção da Linha Verde e a aquisição dos VLPs (veículos leves sobre pneus) atende modernos conceitos de planejamento urbano e está em consenso com as diretrizes do Plano Diretor de São José dos Campos, que prioriza o transporte público sustentável e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo