Por Automotive Business
Foto: Reprodução (Via Automotive Business)
Os famosos ônibus escolares amarelinhos dos Estados Unidos também tentam acompanhar a evolução da eletrificação. O que passa por maior autonomia. E uma nova leva de veículos de transporte de estudantes agora promete mais de 200 km de alcance com uma única carga.
A nova geração de ônibus escolares elétricos da linha Vision foi mostrada na STN Expo West, uma feira de tecnologia e indústria de transporte estudantil que aconteceu na terceira semana de julho, em Nevada (EUA). O veículo foi desenvolvido pela Accelera by Cummins em parceria com a fabricante de ônibus estadunidense Blue Bird.
O modelo é equipado com o sistema PowerDrive 7000, produzido pela divisão zero combustão da Cummins. Segundo a empresa, o conjunto se vale de um pack de baterias mais compactas e leves, e com capacidade de 196 kWh. Isso significa aumento de 25% em relação ao Vision anterior.
A Accelera diz que, com esta bateria, os ônibus escolares elétricos agora alcançam 130 milhas, ou 209 quilômetros, com uma carga completa. Antes, a autonomia ficava abaixo dos 200 km.
As duas empresas, que mantêm uma parceria de cinco anos, dizem que o objetivo é implantar uma frota de 1.000 ônibus escolares elétricos na América do Norte até o fim de 2024. Veículos desenvolvidos pelas duas companhias já rodam nos estados norte-americanos do Colorado e da Califórnia.