Natal: Acordo é firmado para retomada da circulação de 10 linhas de ônibus

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Em um desdobramento de uma Ação Civil Pública proposta em 2020, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conseguiu firmar um acordo que garantirá o retorno integral da rede de transporte público na capital potiguar. A medida busca restituir os serviços que foram reduzidos em decorrência da pandemia da Covid-19. O acordo, assinado pela DPE/RN, pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Sttu), pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) e pela Procuradoria do Município de Natal, prevê a retomada de seis linhas diurnas e quatro serviços noturnos essenciais para a população.

Dentre as linhas que serão retomadas, estão a N-61 (Soledade I / Ribeira); 581 (Vila Verde I / Santa Catarina, via Av. Pompéia); 587 (Encanto Verde / Village do Prata, via Planalto); 585 – (Guarapes / Village do Prata, via Planalto); 589 (Felipe Camarão / Nova Cidade, via Jardim América); e 593 (Circular Residencial Redinha). A volta da linha N-61 também permitirá que a linha N-64 (Nova Natal / Petrópolis, via Ponte de Igapó) retome o seu itinerário anterior à pandemia do coronavírus.

Quanto aos serviços noturnos, serão retomados os atendimentos das linhas O-33 (Planalto / Praia do Meio – Via BR 101), N-73 (Santarém / Ponta Negra), Corujão A (Petrópolis / Zona Norte) e Corujão E (Felipe Camarão / Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha). Essa retomada visa garantir maior segurança de transporte para os trabalhadores e o setor de bares e restaurantes, atendendo principalmente as populações do Pajuçara, da Redinha, de Felipe Camarão, Cidade da Esperança e dos Guarapes.

Um aspecto relevante do acordo é que a DPE/RN votou pela assinatura sem reajuste de tarifa para os usuários. Além disso, as empresas de transporte se comprometeram a renovar a frota com 50 novos veículos e outros 50 seminovos, visando a melhoria dos serviços oferecidos.

Outra medida positiva é a ampliação do tempo de integração do sistema, que passará para 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro através de biometria facial. Esse sistema deverá ser implantado em até 180 dias, e o cadastro será feito através de uma frente de trabalho estruturada pelo NatalCard, com ampla divulgação para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo