Da Agência CNT de Notícias
Foto: Augusto Ratis (Fetronor)
Nos dias 17 e 18 de julho, foi realizada, em Foz do Iguaçu (PR), a reunião técnica do grupo executivo do ClimateScanner, ferramenta desenvolvida pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para monitorar e combater as mudanças climáticas em nível global.
A programação do segundo dia do encontro contou com apresentação de cases de sucesso voltados ao desenvolvimento sustentável. Um deles foi o do Despoluir, maior programa ambiental do setor de transporte no Brasil, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT.
Na ocasião, a gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, falou da relação transporte e meio ambiente no contexto da descarbonização. “Nós apresentamos o case do Despoluir colocando o Sistema Transporte como um importante agente indutor de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor transportador, visando à qualidade de vida dos trabalhadores e o enfrentamento às mudanças climáticas”, destacou Erica.
O ClimateScanner é uma plataforma online em desenvolvimento, criada para que as instituições de controle avaliem e monitorem as ações dos governos para enfrentar as mudanças climáticas. O trabalho é dividido em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas relacionadas ao clima.
O case de sucesso do Programa Despoluir foi apresentado como um exemplo concreto de excelentes práticas advindas do setor de transporte brasileiro, que constitui relevância mundial para combater a crise do clima. Os outros estudos apresentados foram do ICMBIO, da Itaipu Binacional e do Banco Mundial.