Internacional: Mercado chileno perde força em caminhões e mantém retomada em ônibus

Por Truck & Bus Builder
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

O mercado chileno completou o primeiro semestre com desempenhos diferentes nos segmentos de caminhões e de ônibus. Segundo dados da ANAC, de janeiro a junho foram vendidos 6.356 caminhões volume que representa 23,6% abaixo das 8.318 unidades comercializadas no mesmo período de 2022. O resultado confirma a interrupção da fase de retomada do mercado que ao longo de todos os meses desse ano vem apresentando volumes menores de vendas.

Por outro lado, o segmento de ônibus registrou no primeiro semestre deste ano o melhor desempenho no dos últimos três anos e meio e cresceu 60,3% com a venda de 1.529 veículos, contra 954 unidades faturadas no mesmo período de 2022. De janeiro a maio, a venda mensal de veículos para o transporte de passageiros foi superior à dos mesmos meses do ano anterior. Somente em junho houve uma retração, com a comercialização de 59 unidades contra 160 de junho de 2022.

Entre as marcas, a Mercedes-Benz liderou o segmento de caminhões e fechou o semestre com 1.226 veículos, total que corresponde a 19,3% de participação do mercado e seguida pela Volvo, com 694 unidades e 10,90%; Scania, com 599 e 9,40% e pela Volkswagen, com 510 e 8,0%. Na quinta posição classificou-se a Chevrolet com 498 caminhões e 7,90% de participação.

No segmento de ônibus, a Foton manteve a liderança em vendas acumuladas em virtude de ter ganho a licitação para o fornecimento de 837 unidades para o serviço RED de transporte municipal de passageiros na cidade de Santiago, capital do Chile. A Mercedes-Benz ficou em segundo, com 177 unidades, seguida pela Scania, com 111 unidades, pela Fuso, com 71, e pela Volvo, com 51 unidades.

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