Por UNIBUS RN
Fotos: Mário Augusto (Gentilmente cedidas ao UNIBUS RN)
Começou a entrega das primeiras unidades zero quilômetro do Grupo A. Cândido em Natal em 2023, marcando o fim da marca Reunidas na capital potiguar após 22 anos. A empresa, que receberá novos ônibus nos próximos dias, agora passará a se chamar Trans.Nacional, nome que também é de propriedade do conglomerado fundado por Argemiro Cândido.
Imagens dos veículos vêm sendo compartilhadas desde a última segunda-feira (26), pelas redes sociais, dando conta de que, a princípio, cinco ônibus zero quilômetro foram adquiridos e estão à caminho de Natal. Os novos ônibus são montados no modelo Torino, da fabricante gaúcna Marcopolo, e encarroçados em chassis OF-1721, da Mercedes-Benz, ainda com o padrão Euro V. Com três portas, incluindo elevadores para cadeirantes e letreiros de cor branca fabricados pela FRT, esses veículos adotam a identidade visual criada em 2011 pelo consórcio Unitrans, composto pelas empresas Trans.Nacional e Reunidas, que opera em João Pessoa, capital da Paraíba.
Ainda não há informações sobre a chegada de mais ônibus, tampouco quando se iniciará o processo de mudança da identidade visual nos demais veículos da frota da Reunidas – ou, como vai preferir ser chamada, Trans.Nacional.
Mudança de nome
Com a adoção do nome Trans.Nacional, a marca Reunidas desaparecerá no Rio Grande do Norte após 22 anos. A marca chegou em solo potiguar oficialmente em 2000, após o Grupo A. Cândido adquirir a empresa Pirangy e modificar a razão social e a identidade visual dos veículos na época.
Com esse movimento, a marca Reunidas deixará Natal, mas continuará existindo apenas em João Pessoa. Na capital paraibana, a maioria dos veículos já não exibe o nome Reunidas, sendo que seu único vestígio é a numeração 08 na frota da Unitrans, enquanto a Trans.Nacional é identificada pelo número 07. Na renovação de frota feita pelo grupo em João Pessoa neste ano, a maioria dos veículos da Unitrans recebeu a numeração da Transnacional, enquanto apenas sete veículos mantiveram o número da Reunidas.
Nova pintura
A identidade visual adotada pela Trans.Nacional em Natal será a mesma utilizada nas unidades intermunicipais de Cabedelo e Conde, cidades da região metropolitana de João Pessoa. Essas regiões também passaram a adotar o nome e a identidade visual que veremos em Natal, com a diferença de que os veículos exibem o número da concessão do lote no DER-PB abaixo do nome Trans.Nacional e o número de ordem padronizado conforme o definido pelo órgão gestor. Alguns veículos já apresentam essa identidade, enquanto outros estão passando por reformas para ostentarem o novo padrão visual.
A matriz da Trans.Nacional, em Campina Grande, também adotou um padrão visual semelhante, mas com algumas diferenças notáveis. Os veículos se distinguem por terem a frente vermelha e a identificação do Consórcio Santa Verônica e da Prefeitura de Campina Grande, sem a presença do nome da empresa.
Pingback: Grupo A. Cândido inicia extinção da marca Reunidas e expansão da marca Transnacional - Busão de Natal