Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A chamada Lei de Infraestrutura Bipartidária (em tradução livre) do governo dos Estados Unidos prevê investimento bilionário em ônibus elétricos. A previsão é de US$ 1,7 bilhão de aportes para 46 estados norte-americanos para compra de veículos de transporte coletivo com baixas emissões.
Os recursos serão distribuídos pelo Departamento de Transportes e pela Administração Federal de Trânsito dos EUA. O investimento do governo Joe Biden servirá para financiar a compra de 1.800 ônibus eletrificados, com mais da metade desta frota composta por veículos 100% elétricos.
Segundo as autoridades norte-americanas, esse número representa o dobro de coletivos elétricos em circulação no país atualmente. Mesmo assim, a participação de EVs no transporte de passageiros nos EUA ainda será pequena, já que as agências estimam em 60 mil a frota circulante, hoje.
Além da compra de EVs, o dinheiro estatal servirá para modernizar as garagens das empresas de ônibus, com a instalação de pontos de recarga. O investimento também deverá ser usado para treinamento de motoristas e mecânicos.
O aporte na eletrificação da frota ainda tem seu viés econômico. Pelas regras, todos os ônibus elétricos adquiridos precisam ter produção nos EUA.