Da Revista Technibus
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Formado por oito empresas, o Grupo Borborema tem sede no Recife (PE) e conta com duas companhias que atuam no transporte de passageiros: a Rodoviária Borborema, operando com 100 ônibus em 29 linhas do sistema intermunicipal, e a Borborema Imperial Transportes.
“Iniciamos a parceria com a Continental Pneus em 2016 com foco na recapagem. E logo percebemos que os resultados gerados por esse processo se aproximam muito dos apresentados pelos pneus novos, comprovando o acerto desse investimento”, comenta Osvaldo Faria, gerente operacional na rodoviária Borborema.
Após destacar que o custo do pneu recapado é 50% inferior quando comparado ao investimento necessário para a compra de um novo, Osvaldo Faria chama a atenção para o fato de que a banda ContiTread usa um composto específico na banda de rodagem, que é compatível com a carcaça do pneu Continental. “Com o avanço da tecnologia, hoje são desenvolvidos produtos que melhoram muito pontos cruciais para a nossa operação, como é a questão do rendimento quilométrico. E isso ocorre tanto com a banda de rodagem da Continental aplicada em segunda vida, como com o pneu novo”, explica.
Osvaldo Faria observa que o processo de verificação meticulosa dos processos e procedimentos relacionados à manutenção dos pneus foi efetuada pela equipe técnica da Continental na empresa. “Eles nos apresentaram sugestões importantes de melhoria. Uma vez implementadas, resultaram ao longo do tempo em uma melhora significativa de 10% no rendimento quilométrico dos pneus e na reforma de 200 pneus por mês.”
“Nossas bandas não apenas fazem com que o pneu recapado pareça novo, mas que também rode como um pneu novo. Nosso objetivo é prover ao nosso cliente final o menor custo total de direção, prolongando a utilização do pneu e protegendo, assim, o investimento realizado em sua aquisição”, pondera Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental para a região Mercosul.
Segundo a Continental, as vantagens da adoção do processo de recapagem empregando as bandas de rodagem ContiTread não se limitam à redução dos custos operacionais para as frotas. O meio ambiente também se beneficia da ampliação da vida útil de um pneu, uma vez que o processo de reciclagem gera uma economia de 50 quilos de matéria-prima.