Internacional: Iveco apresenta a próxima geração da linha E-WAY na França

Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (Iveco Group)

A IVECO BUS, uma das principais empresas de eletromobilidade com mais de 20 anos de experiência, continua renovando sua linha de ônibus elétricos na Europa. Construindo sobre seu histórico de pioneirismo em ônibus elétricos e trolebuses, a IVECO BUS tem continuamente aprimorado sua linha E-WAY para oferecer soluções de eletromobilidade de ponta aos clientes. Uma nova versão do modelo foi apresentada durante o evento Feel the BLUE pulse, na França.

Desde o lançamento, a linha E-WAY já está em operação em mais de 1.000 unidades em diversos países europeus, percorrendo uma impressionante distância de 55.000.000 km.

A nova geração do E-WAY
Uma das principais novidades introduzidas nos modelos E-WAY, apresentados durante o evento Feel the BLUE pulse, na França, é a evolução do armazenamento de energia e o conceito modular. Com 5 a 9 baterias, dependendo do modelo do veículo, ele atenderá aos requisitos mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. A FPT fabricou essa nova tecnologia de bateria NMC, cuja capacidade individual atinge 69,3 kWh, especificamente para a IVECO BUS.

Com essa tecnologia exclusiva, agora a IVECO BUS pode oferecer o carregamento durante a noite na estação de carga na versão articulada do E-WAY. A capacidade estendida da bateria permitirá um alcance de até 400 km, de acordo com as condições da operação.

A disponibilidade dessas novas baterias, distribuídas entre o teto e o compartimento traseiro, será gradualmente estendida para todos os modelos:

= Os midibuses E-WAY terão uma capacidade de energia de 346 kWh com 5 baterias na versão de 9,5 m de comprimento, ou 416 kWh com 6 baterias na versão de 10,7 m de comprimento. O carregamento será feito na estação de carga pelo soquete Combo 2 CSS.
= Os E-WAYs de 12 metros de comprimento estão disponíveis com dois modos de carregamento, de acordo com as missões: na estação de carga pelo soquete Combo 2 CSS ou por oportunidade via pantógrafo descendente ou ascendente. Uma combinação de 5 a 7 baterias para uma capacidade total de 346, 416 ou 485 kWh otimizará o desempenho do ônibus.
= As versões articuladas aceitarão o carregamento nas estações de carga pelo plugue Combo 2 CSS e por oportunidade com pantógrafo descendente ou ascendente e oferecerão as opções de 6 a 9 baterias para 416, 485, 554 ou 624 kWh.
= Os modelos de 12 e 18 m ainda estarão disponíveis nas versões BRT (transporte rápido por ônibus), denominado LINIUM.
= O E-WAY será agora equipado com o novo motor elétrico SIEMENS Elfa III que fornece 185 kW de potência máxima (3.000 Nm) para as versões de 9,5, 10,7 e 12 m de comprimento, e o motor elétrico de 330 kW (5.000 Nm) para a versão articulada de 18 m, além de um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.

Os veículos E-WAY da nova geração também apresentam uma nova proteção de bateria no teto, com um design de telha que oferece fácil acesso às baterias. Isso resulta na vantagem de uma altura inferior a 3.300 mm.

Para conforto térmico, a nova geração do E-WAY também oferecerá uma bomba de calor de CO2 com sistema de distribuição de ar aprimorado.

Em comparação com a geração anterior de modelos E-WAY, essas novas características tecnológicas e as novas baterias, que fornecem a maior densidade de energia (180 Wh/kg) do mercado e a maior capacidade instalada de bateria, permitem otimizar o equilíbrio entre a capacidade de passageiros e a energia a bordo oferecida.

As entregas da nova geração do E-WAY começarão no segundo semestre de 2024 na Europa, com os modelos de 12 m de comprimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo