Da Revista Technibus
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
As festas juninas trazem boas perspectivas para as empresas de transporte rodoviário de passageiros. Hoje, segundo o ministério do turismo, há cerca de 120 festas tradicionais programadas de norte a sul do país, mais da metade no Nordeste. Em 2022, as festas de São João movimentaram cerca de R$ 2 bilhões, aquecendo a economia e o segmento de viagens, superando a demanda das festividades de final de ano.
Para a Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), é uma grande oportunidade para o setor rodoviário, já que o São João é uma época em que as pessoas se deslocam de ônibus. “Estamos bem otimistas com as festas em Campina Grande e Patos (PB), Mossoró (RN), Caruaru e Petrolina (PE), que são os destinos mais procurados nesse período. Além disso, as empresas regulares do setor estão investindo em serviços diferenciados e preparando suas equipes para atender com excelência esses passageiros”, ressalta Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.
Empresas como o Grupo Brasileiro preveem uma série de ações para suprir o aumento do fluxo de passageiros no período junino, aumentando a oferta de partidas extras em mais 40% e reforço na mão de obra. Além disso, investiu em nova frota com aquisição de 54 novos ônibus Paradiso G8 da Marcopolo, gerando receita também para a cadeia do transporte.
Não apenas essa, mas outras empresas com forte atuação na região dos festejos investiram em frota e serviços diferenciados, é o caso da Guanabara, a Águia Branca e a Auto Viação Progresso que esperam superar mais de 300 mil passageiros transportados nas linhas operadas com destino às cidades citadas, e vão oferecer serviços para todos os bolsos, desde o convencional até o leito-cama, com destaque nas promoções para quem compra passagens antecipadamente que pode chegar até a 50% do valor de uma passagem adquirida na véspera da viagem.
Pensando ainda na forte questão cultural do São João, a Viação Águia Branca investirá na personalização de seus veículos com o tema da festa e aproveita o período para lançar o serviço leito-cama para quem parte de São Paulo com destino à Vitória da Conquista e que saem de Salvador para cidades como Petrolina, Aracaju, Itabuna e Ilhéus.
Em paralelo, a ClickBus, marketplace de venda de passagens rodoviárias pela internet, afirma que as buscas on-line já estão crescendo. Em Caruaru, no interior de Pernambuco, segundo a plataforma, o aumento das buscas foi de 229%. Outras cidades conhecidas pelas suas festividades também já estão com uma alta busca por passagens rodoviárias. Aracaju, por exemplo, já conta com um crescimento de 35%, enquanto Mossoró, no Rio Grande do Norte, apresenta um aumento em 201%.
Para Letícia Pineschi, os dados reforçam que no Brasil a capilaridade do transporte rodoviário é a solução mais previsível e segura para atender a eventos de sazonalidade como esses . “Por isso, investimos cada vez mais para elevar o padrão do transporte oferecido pelo rodoviário, agregando comodidades capazes de minimizar o tempo das viagens e consolidando tornando cada vez mais o modal competitivo”, destaca.