Do POR DENTRO DO RN
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN
Na noite desta quinta-feira (7.abr.2023), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), utilizou sua conta no Twitter para anunciar que as cinco linhas de ônibus suspensas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) voltarão a atender o bairro das Rocas normalmente. A suspensão das linhas 51, 52, 46, 54 e 56 havia sido implementada na última segunda-feira (3.abr), sem autorização do Município, e afetou diretamente a mobilidade da população local.
Álvaro Dias informou também que na próxima segunda-feira (10.abr) se reunirá com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, e o procurador-geral do Município, Thiago Tavares, para discutir problemas relacionados ao transporte público na capital. Questões ligadas à licitação do transporte público serão abordadas durante a reunião, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Município.
A suspensão das linhas de ônibus pelo Seturn foi justificada pelas empresas de transporte como uma medida de segurança, falta de logística de trânsito e problemas econômicos. No entanto, a Prefeitura de Natal havia investido R$ 256.701,07 na reforma do terminal da Rocas para melhor atender à população local, e a suspensão das linhas comprometia a utilização dessa obra. Na última terça-feira, foi realizada uma reunião para tentar resolver o impasse, porém, não houve acordo.
Além disso, a semana foi marcada pelo início de uma campanha promovida pelo Seturn em defesa da licitação dos ônibus em Natal. A situação do transporte público na capital tem sido alvo de debates e discussões entre a Prefeitura, as empresas de transporte e a população, buscando soluções para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço oferecido à comunidade.
Falta voltar a linha (44) Cidade Satélite Via Alecrim. Foi retirada de circulação desde a época da pandemia e, até aqui não retornou.
A falta dessa linha prejudica os moradores da Cidade Satelite, que vejam a população desse bairro. Além de ser um bairro muito maior do que muitas cidades do RN. Além do mais os moradores de Neópolis, os trabalhadores e consumidores dos comércios, bancos, Hapvida estão a mercer somente do linha de Nova Parnamirim. Prefeito e variadores estamos de olho 👀👁👁 nas próximas eleições.
Voltaram só pras roças o povo do monte belo continua sem a linha porque antes ele arrodiava o conjunto hoje ele vai pro ponto final ai ficamos sem poder pegar pra ir pra cidade ou então temos que andar léguas nos arriscando ser assaltada tenho 2 filhas que depende dele e tá sendo difícil continuar assim