Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Pelo sexto dia consecutivo, quem precisa utilizar o transporte público segue com sua rotina afetada pela onda de ações criminosas que assola o Rio Grande do Norte. Usuários do transporte público em Natal, na região metropolitana e de parte do sistema intermunicipal estão sofrendo com poucos ônibus disponíveis – ou nenhum veículo circulando, conforme a situação de sua cidade – neste domingo, 19, após atentados registrados em quase 50 cidades potiguares e que afetaram diretamente o direito de ir e vir de quem precisa usar o transporte público.
Nesta matéria, o UNIBUS RN atualiza a situação da circulação dos sistemas de transporte de passageiros nos principais polos do Rio Grande do Norte neste doma sexta-feira. Confira abaixo:
Natal
Os veículos começaram a sair das garagens em Natal por volta das 6h de hoje, segundo a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana).
De acordo com a assessoria de imprensa da STTU, ao todo estão disponíveis 47 ônibus, distribuídos em 14 linhas: 07 (Alvorada IV/Mirassol), 08 (Redinha/Mirassol), 21 (Felipe Camarão/Areia Preta), 22 (Felipe Camarão/Rocas), 29 (Nova Natal/Mirassol), 33 (Planalto/Praia do Meio), 38 (Planalto/Areia Preta), 43 (Nova Natal/Midway), 50 (Serrambi/Santa Catarina), 59 (Guarapes/Praia do Meio), 60 (Pajuçara / Mirassol), 63 (Felipe Camarão/Mirassol), 73 (Santarém/Ponta Negra) e 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol). Os ônibus estarão em circulação, segundo a pasta, até às 19h.
Ainda de acordo com a STTU, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. A intenção, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da pasta, é garantir o meio de transporte para a população, mesmo em meio aos atos criminosos que foram registrados nos últimos dias.
Região Metropolitana
Em comunicado conjunto, divulgado na noite de ontem (18), SETRANS e FETRONOR, entidades que representam empresas de ônibus do transporte intermunicipal e que representam também as operadoras de linhas da região metropolitana de Natal, indicaram que continua, pelo segundo dia seguido, a circulação reduzida de ônibus nas linhas que circundam a capital potiguar. Os ônibus começaram a sair das garagens por volta das 6h.
As linhas que terão a circulação assegurada hoje são: B (Parnamirim/Natal, via Alecrim), CV (Parnamirim/Natal Shopping), J (Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia), P (Parnamirim/Ponta Negra), M (Macaíba/Natal, via BR-101), São José de Mipibu/Natal e Pirangi Praia/Natal, operadas pelas empresas Trampolim da Vitória e Litorânea; 121 e 122 (Extremoz), 132 e 133 (São Gonçalo do Amarante – bairro Jardins), operadas pela empresa Guanabara; e 135 (Ceará-Mirim/Natal), operada pela empresa Cidade das Dunas.
Ainda segundo o comunicado, todas as linhas citadas terão as últimas viagens partindo às 18h, dos respectivos terminais.
Transporte ferroviário
Habitualmente, os trens metropolitanos, de responsabilidade da CBTU, não rodam aos domingos. Portanto, as estações seguem fechadas e as composições não circulam pela região metropolitana de Natal neste domingo.
Ontem, 18, a circulação dos trens continuou suspensa, uma vez que duas estações foram alvos de atentados, segundo a assessoria de imprensa da CBTU. Foi o terceiro dia seguido de paralisação da operação do sistema ferroviário de transportes.
Transporte intermunicipal
Já no sistema de transporte intermunicipal, parte dos horários está em operação neste domingo, 19. De acordo com a Transpasse, entidade que faz a venda de passagens para as 5 empresas que operam linhas de ônibus do transporte rodoviário potiguar, quatro empresas disponibilizarão seus ônibus de maneira reduzida.
As empresas que operam alguns dos horários neste domingo são a Expresso Cabral – atendendo as cidades de Macau, Caiçara do Norte, São Miguel do Gostoso, João Câmara, Poço Branco e Touros -, Viação Nordeste – atendendo a ligação entre Natal e Mossoró -, a Viação Riograndense – com horários partindo para Nova Cruz, Monte das Gameleiras, Senador Elói de Souza, Lagoa Salgada, Maxaranguape e a praia de Pipa, em Tibau do Sul – e a Viação Jardinense, com uma partida, em cada sentido, da linha que liga Natal a Caicó.
Já as operações da Empresa Alves seguem suspensas neste domingo. Será o quarto dia consecutivo sem circulação de ônibus que atendem cidades como São Paulo do Potengi e São Tomé.
Mossoró
Desde o último dia 15, Mossoró esteve sem atendimento de transporte público, após determinação da prefeitura municipal. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não havia sido divulgado algum posicionamento oficial sobre o retorno da circulação dos ônibus ou se haveria a paralisação do serviço pelo sexto dia consecutivo.
Também não foi registrado algum posicionamento por parte da empresa Cidade do Sol sobre o retorno das operações na capital do Oeste.