Do Portal CicloVivo
Foto: Divulgação (WiTricity / Via Portal CicloVivo)
Distribuir carregadores pelas estradas, conectando redes de abastecimento, é essencial para incentivar a adesão aos veículos elétricos. Além de novas construções de infraestrutura, a expansão dos veículos menos poluentes também pode ganhar impulso com o desenvolvimento de novas tecnologias. É o caso dos carregadores WiTricity Halo, o primeiro carregamento sem fio para ônibus elétricos.
Criado pela startup WiTricity, com sede em Massachusetts (EUA), em parceria com a marca de ônibus chinesa Yutong Bus, o novo carregador é especialmente voltado para os ônibus elétricos autônomos da YuTong. Apesar da especificidade, esta primeira aplicação comercial de carregamento sem fio para um ônibus elétrico autônomo pode servir de inspiração para sistemas de transporte público de todo o mundo.
“Estamos muito empolgados em ver esta primeira demonstração real”, diz Alex Gruzen, CEO da WiTricity. “À medida que a autonomia avança, a logística de carregamento e manutenção se tornará ainda mais crítica. O carregamento sem fio de EV WiTricity pode permitir a próxima geração de transporte e logística eletrificados”, completa.
A implantação comercial do carregamento sem fio nos ônibus elétricos será testada no micro-ônibus autônomo Xiaoyu 2.0 da YuTong e será lançada em Zhengzhou, na China. O ônibus autônomo nível 4 tem capacidade para 10 passageiros e autonomia de 150 km.
Carregamento sem fio
Ao eliminar a necessidade de conectar, os carregadores WiTricity Halo facilitam e simplificam a experiência de carregamento. “Isso é particularmente significativo em aplicações de trânsito, onde os pesados e desajeitados fios e cabos necessários podem contribuir para escorregões e quedas”, afirma a WiTricity em comunicado à imprensa.
Outro ponto relevante apontado pela empresa é a acessibilidade, uma vez que desde o peso do cabo até a falta de guias rebaixadas podem tornar as estações públicas de carregamento com fio difíceis para pessoas com deficiência ou limitações físicas. O simples ato de estacionar e começar a carregar o veículo, sem uso de plugue, elimina essas dificuldades.
Até então, a tecnologia de carregamento sem fio patenteada da WiTricity só foi testada em veículos de passeio. Os ônibus Yutong serão a primeira demonstração de carregamento sem fio com veículos comerciais autônomos. Além de testes em táxis elétricos de Nottingham, na Inglaterra, também estarem em andamento.