PB: Unitrans promove palestra para colaboradores sobre Janeiro Branco e reforça importância de cuidar da saúde mental

Por News Comunicação
Foto: Divulgação (News Comunicação)

A boa saúde mental está diretamente ligada a uma boa qualidade de vida, daí a importância das pessoas não apenas cuidarem do corpo, mas, sobretudo, da mente. E, é justamente, isso que a ação Janeiro Branco busca chamar atenção, estimulando a falar sobre saúde mental, inclusive, em ambientes corporativos, o que é bastante salutar. E foi justamente isso que fez a empresa de ônibus de João Pessoa Unitrans, ao reunir colaboradores numa conversa com o psicólogo e Dr. Márcio Coutinho. A ação, coordenada pelo Departamento de Recursos Humanos, fez alusão ao Janeiro Branco.

O Psicólogo Clínico e Organizacional começou a abordagem com uma dinâmica de gentileza e empatia e, em seguida, reiterou a importância do olhar para o outro. “Muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos, ou melhor, conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da saúde mental e uma dessas estratégias é se planejar, estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, ter plasticidade, ou seja, se adequar as mudanças e também saber lidar com perdas, afinal, na vida nem sempre a gente ganha e as perdas também trazem lições de ressignificação”, destacou ele.

Ainda segundo Márcio Coutinho, a ansiedade, a depressão e a fobia são fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas e comprometem a saúde mental. Para ele, reconhecer a necessidade de ajuda profissional é um passo importante e ter no ambiente de trabalho e na família um bom acolhimento é fundamental. “Tanto na família, quanto no ambiente corporativo, ter um acolhimento nestas circunstâncias faz toda a diferença, pois o adoecimento mental pode acontecer com qualquer pessoa”, disse ele. Neste aspecto, de acordo com o psicólogo, ter um RH atuante é imprescindível. “O RH é um setor vital de acolhimento neste contexto”, reiterou ele.

A Auxiliar de RH da Unitrans, Thamyris Miranda, reforçou esse papel do departamento, lembrando que o RH tem um serviço de escuta psicológica que pode ser procurado por qualquer funcionário. “Nós não fazemos o acompanhamento psicológico, pois a legislação restringe esse serviço aos profissionais competentes, mas, acolhemos, conversamos, orientamos e encaminhamos para os serviços especializados”, destacou Thamyris. Na ocasião, ela e a equipe do RH distribuíram laços brancos, símbolos do Janeiro Branco, com todos os presentes e um folder educativo sobre a temática abordada, com dicas de cuidados e reflexões, inclusive com a divulgação de canais de apoio e acolhimento.

Segundo Márcio Coutinho algumas ações podem ser desenvolvidas no mundo corporativo para trabalhar a questão da saúde mental dos colaboradores. Entre essas ações, ele destaca a introdução de rodas de conversas, a adoção de uma comunicação bidirecional e, sobretudo, o estímulo a ações de socialização, seja em eventos na própria empresa ou fora dela. “As rodas de conversas entre setores estimula a interação e promove socialização, a comunicação bidirecional possibilita que os colaboradores opinem e participem das decisões e se sintam valorizados e os eventos sociais possibilitam que as pessoas do grupo interajam mais umas com as outras, quebrando isolamentos e promovendo socialização”, afirma Márcio, lembrando que a saúde mental tem tudo a ver com equilíbrio, que é o tema do Janeiro Branco 2023. “O equilíbrio emocional está alicerçado em três elementos: o físico, o emocional e social. Quando esses três elementos estão em harmonia há uma boa qualidade de vida e bem estar e assim uma boa saúde mental”, finalizou o psicólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.