Reajuste da tarifa do transporte intermunicipal potiguar será analisado hoje

Da Tribuna do Norte
Foto: Matheus Felipe

O transporte intermunicipal pode ter um novo valor em 2023 no Rio Grande do Norte. Nesta quarta-feira (25), o Governo do RN e empresários do setor de transportes têm uma reunião para discutir o reajuste tarifário, que pode chegar a 52%. Também será tema de pauta isenções fiscais de ICMS para o segmento, desonerações que podem baixar esse reajuste para até 35%. Ainda não há previsão de quando a mudança no valor seria aplicada para os potiguares.

O pedido de reajuste de 52,06% foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte (SETRANS), que representa empresas de ônibus intermunicipais, no dia 28 de dezembro. Segundo o presidente do sindicato, Eudo Laranjeiras, o valor da passagem está defasado desde 2018. Fatores como queda do número de passageiros no período pós-pandemia e o alto preço no custo do sistema, como os reajustes no preço do óleo diesel, também são outros fatores que embasam a solicitação.

“O Estado está fazendo um levantamento para retirar todos os impostos que recaem sobre o transporte público e com isso ficaria uma redução do 16% do custo tarifário. Com isso, a defasagem da tarifa ficaria em 35, 36%. Nesta quarta vamos discutir como seria dado esse reajuste”, explica o presidente do Setrans, Eudo Laranjeiras.

A expectativa é de que o reajuste, uma vez definido, não seja aplicado de uma só vez para a população, o que poderia onerar os passageiros que precisam do transporte para vir à capital ou em viagens ao interior. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adotou essa metodologia em 2019 na aplicação do reajuste dos trens em Natal.

Segundo fontes do Governo do Estado ouvidas pela Tribuna do Norte, estão sendo analisadas pelo menos duas possibilidades de desonerações para o setor de transportes: a manutenção da isenção de ICMS no óleo diesel (que já acontece desde 2020 e foi prorrogada de forma prévia até março) e a isenção de ICMS na compra de veículos novos, além de outros benefícios no tocante a taxas de emplacamento.

O presidente do Setrans, Eudo Laranjeiras, confirma as possibilidades e aponta que caso se concretizem, até 15% da frota dos transportes intermunicipais poderão ser renovadas. Ele aponta ainda que há veículos que rodam no RN com mais de 20 anos de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.