Do Portal Mobilitas
Foto: Divulgação (Via Portal Mobilitas)
O Governo da Cidade do México anunciou que em aproximadamente seis meses – ou seja, até o final de abril de 2023 – o Trólebus Elevado estará operando a partir da Universidade Autônoma da Cidade do México até Mixcoac.
No processo de ampliação, o Governo do Estado do México está construindo o Trólebus que irá de Chalco a Santa Martha, enquanto a Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes (SICT) do Governo do México irá realizar a obra entre Santa Martha e a Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM) para conectar este sistema com o Trólebus Elevado da capital.
A Secretaria de Obras e Serviços da Cidade do México explicou que já existe o projeto das alças de incorporação e desincorporação do Trólebus Elevado para fazer a conexão com Mixcoac.
Operação atual do sistema
A Secretaria de Mobilidade da capital informou que o Trólebus Elevado opera de 05:00 às 00:00 horas de segunda-feira a domingo com uma frota de 30 trólebus articulados e simples.
O sistema tem 8 quilômetros, 11 estações, conectividade com a Linha 8 do Metrô e a Linha 2 do Cablebús, e representou um investimento de 3,169 bilhões de pesos (USD 160,70 milhões).
Houve um afluxo de 87 mil usuários desde sábado, 29 de outubro até o primeiro turno na segunda-feira, 31 de outubro.
De acordo com dados oficiais, os usuários que partem de Acahualtepec, no ponto final para chegar à Constitución de 1917, estão fazendo uma viagem de 20 minutos.
Guias de bolso
Para familiarizar os usuários com o serviço, estações, horários, custos e conexões, foram colocados mapas em todas as estações e distribuídos guias de bolso.