Da Frente Nacional de Prefeitos
Foto: Divulgação (Frente Nacional de Prefeitos)
Para aumentar a atratividade do transporte coletivo e conquistar novos usuários, a prefeitura de Genova (Itália) trabalha em um projeto de aumento de gratuidades nos sistemas. A Iniciativa MAAS (Mobility as a Service) foi uma das experiências que a delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) conheceu, no dia 11, durante a missão internacional viabilizada pelo projeto AcessoCidades.
A proposta, em experimentação, já apresenta números “impressionantes”, segundo a assessora técnica especialista em Mobilidade Urbana da FNP, Tainá Bitencourt, com o aumento de 14% da demanda no metrô em dias úteis e 33,7% aos sábados e domingos. “A estratégia foi muito bem desenhada”, opinou Tainá a partir das pesquisas de sondagem para avaliação da política pelos usuários.
O que descobriram foi que 25,6% da população mudou o comportamento frente às gratuidades, atraindo novos usuários, sendo 38,6% pessoas que se deslocavam a pé e 29,4% por meios privados.
“É importante que o usuário conheça e tenha acesso ao sistema de transporte público com facilidade e simplicidade. O projeto de MAAS pretende contribuir com isso”, destacou a diretora do Departamento de Mobilidade e Transportes de Genova, Maria Cristina Carmeli.
“Estamos vendo coisas muito importantes, principalmente com foco na sustentabilidade da mobilidade urbana e isso é uma experiência bacana que a gente pode levar para as cidades brasileiras”, comentou o prefeito de Cachoeiro do Itapemirim/ES, Vitor Coelho, vice-presidente de Governo Digital da FNP.
Ainda no dia 11, o prefeito de Dourados/MS, Alan Guedes, apresentou as iniciativas de mobilidade urbana no município que, já são totalmente acessíveis para população com mobilidade reduzida. A delegação da FNP fez, ainda, um trajeto de ônibus elétrico por Genova para conhecer os principais pontos de mobilidade urbana da cidade e teve acesso aos vários modais de transporte em operação e a outros projetos em operação.
Entre eles um aplicativo, ainda em teste, que integra todos os modais, e o investimento de mais de 1 bilhão de euros em infraestrutura para a instalação de novas estações de metrô, corredores de ônibus e readequações viárias para ciclovia e inclusão de bicicletários.
Turim
No dia 12, as agendas ocorreram em Turim, com a participação no Urban Lab, um workshop sobre a história e projetos futuros da cidade, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano e habitação.
Os brasileiros também foram recebidos pela secretária de Transição Ecológica e Digital, que trata de políticas para o meio ambiente, inovação, serviços, plano de transporte, estacionamentos e viabilidade. Ela afirmou que o objetivo de Turim é “tirar o espaço do automóvel e restituir espaço aos cidadãos por meio de tecnologia e digitalização do transporte”.
O grupo também esteve com Francesca Marinetto, responsável pela 5T, empresa de direito privada formada por organismos públicos, que presta serviços de coleta de dados, analises de políticas públicas para órgãos e cidades da região.
O projeto
AcessoCidades é uma iniciativa da FNP/Brasil com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia. Tem como objetivo qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero.
Custos da viagem
Passagens, hospedagens, deslocamentos e alimentação, estão sendo financiados pelo projeto AcessoCidades, com recursos da União Europeia, sem qualquer ônus aos municípios participantes.