Brasil precisa avançar com ônibus elétrico, diz especialista

Do Poder360
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

O Brasil pode deixar de ser um grande exportador de ônibus para se tornar um grande importador, se não investir no desenvolvimento da eletromobilidade. A avaliação é do sócio da RT2, consultoria em mobilidade urbana, Rodrigo Tortoriello, 51 anos.

Em entrevista ao Poder360, Tortoriello lamenta que a discussão sobre a eletromobilidade seja mais direcionada aos veículos individuais do que ao transporte público, mas insiste que o país está preparado para fazer transição energética na sua frota de ônibus urbanos.

“Me incomoda que esse debate [eletrificação da frota] seja feito apenas para o automóvel e não seja expandida para o transporte coletivo. Se mudarmos toda nossa frota de automóveis hoje, vamos ter um grande congestionamento verde sustentável”, disse.

Sobre o período eleitoral, Tortoriello diz que lamenta que nenhuma das candidaturas que vão para o 2º turno da corrida presidencial tenha tratado o tema da mobilidade urbana com profundidade. “Se eu tenho uma coisa a lamentar nessa corrida presidencial, é que a mobilidade teve muito pouco espaço no debate”, disse.

Tortoriello também abordou um dos assuntos mais debatidos no setor: o subsídio para compor o financiamento do transporte urbano. Para ele, há algumas formas de conseguir essa receita extra tarifária: taxa de estacionamento em vias públicas, tarifar carros individuais que causam engarrafamento e parte do que o governo arrecada com multas de trânsito.

Como exemplos de cidades no Brasil que deram certo no incentivo ao transporte coletivo urbano, Tortoriello cita Vitória, onde o governo do Estado do Espírito Santo adotou uma medida de comprar o combustível e fornecê-lo aos operadores tirando esse custo do cálculo tarifário.

Outro exemplo, para ele, é São José dos Campos, em que a prefeitura adquiriu 12 ônibus elétricos que estão sendo implementados em uma linha chamada linha verde.

“O governo passa a comprar o ativo e fornece para o operador para utilizar no dia a dia sem que aquele custo entre na planilha tarifária”, explica.

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