Do GE.Globo
Foto: Divulgação (Qatar 2022 Supreme Committee)
O Comitê Supremo para Entrega e Legado do Catar, que organiza a próxima Copa do Mundo, anunciou que o transporte público será gratuito para os torcedores que vão assistir a jogos do torneio.
O benefício será dado somente a quem tiver o Hayya Card, uma espécie de visto que será obrigatório para todos que entrarem no país durante o Mundial. Somente quem tem ingresso das partidas e acomodações podem obter o cartão.
O torcedor que for ao Catar poderá transitar entre os oito estádios da Copa do Mundo em três modalidades de transporte: metrô, bonde e ônibus.
Metrô: O sistema metroviário no Catar tem três linhas (Ouro, Verde e Vermelho) cobrindo 37 estações. O serviço também conta com miniônibus que transportam passageiros entre estações e/ou locais de destaque na cidade. Existem dois tipos:
– Os ônibus metrolink que se movem em rotas adjacentes a um diâmetro de 2 a 5 km das estações.
– Os mini-ônibus metroexpress que funcionam como transporte para passageiros entre as estações e locais emblemáticos da cidade.
Para os dias da Copa do Mundo, o horário de atendimento será estendido, de sábado a quinta-feira das 6h às 3h; enquanto às sextas-feiras serão das 9h às 3h.
Bonde: O bonde tem três linhas que cobrem regiões-chave da cidade:
– O Bonde Lusail, que se conecta à estação Legtaifiya, da linha vermelha do metrô.
– O Education City Tram conecta o metrô via Education City, a Biblioteca Nacional do Qatar e as estações Al Shagab (será muito funcional para partidas no Estádio Cidade da Educação).
– O Msheireb Tram liga a estação de metrô Msheireb com pontos turísticos no centro de Doha.
Ônibus Karwa: Os ônibus karwa operam em uma extensa rede ao redor do centro de Doha. Suas rotas podem ser rastreadas através de um aplicativo. Esses veículos são equipados com rampas, espaço para cadeirantes e acesso a cães-guia.