Por Agora RN
Foto: Davi Felipe (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
A deputada federal Natália Bonavides (PT) protocolou nova petição na Justiça solicitando o aumento da multa caso o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) siga sem cumprir as decisões judiciais que exigem o retorno de linhas de ônibus tiradas de circulação em Natal. Segundo a deputada, o sindicato vem ignorando a ordem há meses. Desde o início da pandemia da Covid-19, diversas linhas de ônibus foram retiradas de circulação, e houve diminuição da frota, causando prejuízos aos natalenses que dependem do transporte público diariamente.
As empresas que devolveram linhas alegam crise financeira causada pela perda de passageiros e por aumentos no preço do diesel, por exemplo. Diante do atual preço do diesel, muito inferior ao apresentado inicialmente pelos empresários como argumento para a não retomada, a parlamentar destaca não haver mais justificativas.
“Os transtornos sofridos pela população de Natal em decorrência da extinção das linhas são nítidos e o povo não aguenta mais as mesmas desculpas, que se arrastam há anos. Protocolamos nova petição e esperamos que a decisão seja cumprida. Transporte é direito, já chega de descaso”, disse Bonavides.
A Ação Popular protocolada pela deputada tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que vem decidindo com frequência favorável ao retorno dos ônibus. O Ministério Público também já se posicionou favorável ao retorno das linhas.