Por DeÔnibus (Via Bendita Imagem)
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A digitalização dos meios de pagamento facilita o dia a dia das pessoas, entretanto, também se tornou um caminho para fraudadores e golpistas tirarem dinheiro das empresas e dos clientes. Um levantamento da SerasaExperian evidenciou que a cada 4 segundos acontece uma tentativa de fraude on-line. Já em dados da empresa LexisNexis Risk Solutions apontam que a população mais jovem (entre 18 e 24 anos) e os idosos (acima de 75) são os que mais sofrem com fraudes nos meios digitais. Com o intuito de mitigar esse problema em sua plataforma, a DeÔnibus, marketplace de vendas de passagens rodoviárias on-line, trabalha continuamente para combater ações fraudulentas em seu sistema.
Desde 2016, quando ainda não se falava muito em cibersegurança, a scale-up já investiu em tecnologias de ponta para a prevenção à fraude e inteligência de mercado, resultando em altas aprovações de venda (acima de 80%) e chargebacks/contestações abaixo dos 0,4% observando os últimos 12 meses (tendo em vista a média do mercado brasileiro que é de aproximadamente 0,8% segundo a Konduto) ou seja, 50% menor do que a média nacional.
“O resultado de todo este investimento é de reduções contundentes de fraudes ano após ano, em 2019 o chargeback foi de 0,72%, já em 2020 esse percentual foi para 1,9% por conta dos impactos da pandemia, diminuição nas vendas e fraudadores mais ativos. De 2021 em diante esse número tem apresentado uma melhora constante, de 0,38% para 0,33% até junho de 2022. E toda essa redução é seguida de aumento de aprovação, ou seja, proteção sem a perda de vendas”, revela Gislene de Abreu Santos, Especialista de Payments da DeÔnibus.
A prevenção começa desde a coleta dos dados cadastrais dos clientes, solicitando apenas informações pertinentes à viagem, desde a emissão de bilhete até a autenticação do pagamento e análise de riscos. Dessa forma, o viajante se sente mais seguro na hora de fornecer seus dados.
“Quanto menor a exposição de dados, melhor a experiência de compra do cliente. Nós trabalhamos com diversas camadas de prevenção à fraude e segurança, desde o nosso banco de dados até sistemas sofisticados de análise de comportamento. E durante toda a navegação o usuário não é impactado por essas tratativas, pois todas foram pensadas para causar a menor fricção possível, tornando a experiência dentro da plataforma mais fluída”, afirma Breno Moraes, CEO da DeÔnibus.
A empresa atua de forma contundente na prevenção à fraude e na manutenção da segurança dos dados dos seus clientes. Sistemas anti-fraude de ponta e uma equipe multidisciplinar focada, são a base para que a plataforma consiga identificar e combater tentativas de acesso indevido aos dados do cliente.
“Hoje trabalhamos com listas de bloqueio (blocklists) em nossos bancos de dados para informações de maior risco, análise de comportamento com anti fraude baseado em machine learning, análise de confiabilidade de e-mail, motor de regras que é revisado periodicamente estando sempre alinhado ao nosso momento de vendas e até mesmo verificações no ato do pagamento com o uso da tecnologia 3DS 2.0 (protocolo de autenticação do e-commerce)”, completa Moraes.
Como identificar uma tentativa de golpe na compra on-line: O fraudador trabalha de algumas formas, mas duas delas são detectadas com mais frequência pela DeÔnibus. A primeira delas é a identidade sintética, neste caso o fraudador utiliza dados de outras pessoas para criar uma identidade segura com bons dados cadastrais e com alta chance de ser aprovado por sistemas antifraude. Neste caso geralmente são informações adquiridas na deep web e grupos dedicados em redes sociais muitas vezes provenientes de grandes vazamentos. O segundo perfil de ataque é o uso indevido de cartão de crédito; nesta modalidade é utilizado o cartão da vítima sem o consentimento e a aquisição desta informação se dá de forma similar a outro tipo de fraude sendo roubo de dados, hackeamento de sites ou vendas destas informações.
O mercado global de combate à fraude segue uma tendência de crescimento já que a digitalização também segue em alta. Um estudo publicado pela consultoria Global Market Insights Inc. revela que o mercado de detecção e prevenção à fraude deverá ultrapassar a casa dos US$100 bilhões em todo o mundo até 2027.