Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) apresentou um laudo técnico especializado com considerações a respeito do pedido de retorno de 100% da frota de Natal praticada antes da pandemia da COVID-19, durante a audiência de conciliação sobre o tema que ocorreu ontem, 17. A ação, com esse pedido de retorno integral da frota, foi movida pela deputada federal Natália Bonavides (PT).
O laudo técnico foi elaborado pelo professor Rubens Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e é denominada de “Análise técnica e econômico-financeira do Sistema de Transporte Público por Ônibus de Natal, 2020-2022”. Rubens é especialista no tema de transporte, e há anos vem atuando com sugestões e orientações para o setor em Natal.
Segundo o Seturn, o documento apresenta uma abordagem à respeito do sistema de transporte local antes e depois da pandemia, com especificidades em relação a análise da demanda de linhas e extinção de operações.
O documento não foi enviado ao UNIBUS RN.
Com a apresentação do laudo à parte autora do projeto, a justiça decidiu pela suspensão da audiência, prevista para ontem (17), para que o documento seja avaliado pela assessoria jurídica da deputada, que ingressou com a ação. Uma nova data para uma nova audiência entre as partes será marcada.