Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Via Revista Technibus)
A Logit, do engenheiro Wagner Colombini, responsável por inúmeros projetos de BRT pelo mundo, e que recentemente elaborou dois importantes projetos no sul do continente asiático, convidou o especialista em marketing em transportes e mobilidade urbana, Roberto Sganzerla, para criar o plano de comunicação visual dos sistemas de BRT de Peshawar e Karachi no Paquistão.
O Projeto de BRT ZU Peshawar recebeu o Gold Standard, do Internacional BRT Standard Technical Committee.
O projeto, que contou com financiamento do ADB (Banco de Desenvolvimento da Ásia), contribuiu para desenvolver o transporte urbano de forma sustentável em Peshawar por meio da implementação de um corredor de BRT, com foco em acessibilidade e mobilidade. Assim, tornou Peshawar mais segura, mais acessível e mais favorável aos negócios por meio de infraestrutura urbana de baixo carbono e resiliente ao clima.
Os resultados obtidos ainda geraram à cidade de Peshawar reconhecimento por meio de menção honrosa durante o 2022 Sustainable Transport Award (STA) Ceremony evento apresentado pelo ITDP (Institute for Transportation & Developmente Policy).
O sistema BRT da Peshawar opera atualmente 220 ônibus híbridos-elétricos ao longo de 65 quilômetros de faixas de ônibus, aumentando o acesso à cidade para toda a sua população, em especialmente para as mulheres. Observou-se uma aumento de 2% para 20% no número de usuárias mulheres desde o lançamento do sistema BRT, diminuindo a diferença de gênero nos modos de viagem e aumentando o acesso e a segurança das mulheres na cidade.
Peshawar desempenhou por séculos a função de importante centro comercial para as rotas de comércio entre o Afeganistão e a Ásia Central. Capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, Peshawar ainda se recupera dos impactos sofridos durante o início do Século XXI e figura atualmente entre as principais cidades do Paquistão, com mais de 2 milhões de habitantes.
O BRT de Peshawar recebeu o nome de ZU Peshawar. A expressão ZU é muito usada na região e significa “Vamos!” em Pashto, a língua local. O projeto também contemplou o Zu Card, cartão eletrônico para utilização do sistema, e o Zu Bike, sistema de bicicletas compartilhadas que permitem a integração com as linhas de ônibus, de acordo com Sganzerla.
Veja vídeo completo do Projeto ZU Peshawar (a partir do 12’40).
Karachi: Karachi é o centro financeiro, comercial e portuário do país. Com uma população de cerca de 15 milhões de habitantes, é a maior cidade do Paquistão e uma das dez maiores cidades do mundo.
Em maio de 2021, Karachi recebeu seus novos ônibus híbridos, fabricado pela chinesa Zhongtong, para a operação do BRT Karachi Breeze. O nome Karachi Breeze, foi escolhido devido ao vento suave e frio noturno que sopra do mar, trazendo alívio após os dias quentes de verão, segundo Roberto Sganzerla.
O Projeto também contou com financiamento do ADB (Banco de Desenvolvimento da Ásia) e pretende reestruturar o sistema de transporte público da megacidade, trazendo maior conforto e rapidez aos deslocamentos diários dos seus habitantes.