Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Via Automotive Business)
A ZF anunciou parceria com a Freudenberg, a Flixbus e a ONG Atmosfair para desenvolvimento de célula de combustível. O projeto, chamado HyFleet, está programado para acontecer pelos próximos três anos e tem como objetivo, segundo a fabricante, “identificar o design ideal de células de combustível em ônibus”.
“O amplo portfólio de tecnologia da ZF e o conhecimento da linha de transmissões eletrificadas, bem como os sistemas associados, já estão facilitando a transição dos fabricantes de veículos para a e-mobilidade. No futuro, a célula de combustível terá um papel importante”, disse Wilhelm Rehm, membro do board da fabricante.
As empresas do projeto realizam estudo da viabilidade. Ele abrange temas como dimensionamento da bateria e da célula de combustível, o conceito de refrigeração do sistema e os picos de carga a serem considerados na operação do sistema de acionamento do conjunto de energia.
Em comunicado, a fabricante também informou que o ministério federal dos transportes e infraestrutura digital da Alemanha já forneceu uma carta de intenção não vinculativa para financiar o projeto.
O trabalho conjunto será gerenciado pela Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems, uma subsidiaria Freudenberg.