Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
O eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico da Mercedes-Benz no País, é a principal atração da marca na Lat.Bus & Transpúblico, maior feira da mobilidade urbana do Brasil e da América Latina. Em parceria com a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), esse evento será realizado em formato virtual nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Paralelamente, ocorrerá o Seminário Nacional NTU, que tem como tema central “O novo transporte público coletivo”.
Juntamente com o primeiro veículo comercial elétrico 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, a Mercedes-Benz apresenta outras soluções de mobilidade. Em seu stand virtual, estão em evidência o chassi OF 1621 para fretamento, o modelo O 500 R Super Padron para transporte urbano e o O 500 RSD para aplicações rodoviárias. Além disso, é revelado o conceito de um novo Serviço 4.0 de telemetria e conectividade para clientes do segmento de ônibus.
“Diariamente, nosso time de ônibus trabalha inspirado pelo mote Pensando no coletivo. Pensando no futuro. Iremos mostrar os reflexos deste propósito na Lat.Bus & Transpúblico”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Primeiramente, porque estamos apresentando uma solução de mobilidade para o futuro muito próximo: em 2022, chega ao mercado o eO500U. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz, como sempre, não perde o olhar no presente, no que está acontecendo nesse momento no mercado. Por isso, traz as novidades mais recentes da marca que atendem totalmente às demandas atuais dos nossos clientes”.
De acordo com o executivo, o chassi OF 1621 exclusivo para fretamento e o chassi O 500 Super Padron para transporte urbano são veículos que já estavam no ciclo de desenvolvimento da Empresa, visando a ampliação do portfólio. “Essas soluções caíram como uma luva para atender aos clientes em meio à demanda gerada pela pandemia. As medidas de distanciamento social impactaram significativamente o número de passageiros nos ônibus e esses dois modelos se encaixam perfeitamente nesse cenário, pois se adequam à nova realidade do transporte de passageiros e da mobilidade urbana, tema, aliás, do Seminário Nacional NTU deste ano”.
Ônibus elétrico é solução sustentável, tecnológica e econômica: “O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este primeiro veículo comercial elétrico da Empresa foi criado, está sendo desenvolvido e será produzido em nosso País, tanto para o mercado brasileiro, como também para países da América Latina e Oceania”.
O mais novo membro da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Como grandes diferenciais, terá autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa.