Irizar ie Truck: O Caminhão da Irizar

Do Estadão
Fotos: Divulgação/Irizar

Você sabia que a Irizar fabrica caminhões? Ao inaugurar em 2018 uma fábrica em Aduna, na Espanha, exclusiva para a produção de produtos focados na eletromobilidade, a fabricante de ônibus Irizar, apresentou o ie Truck, seu primeiro caminhão 100% elétrico.

O protótipo, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total (PBT), inicialmente foi desenvolvido para cumprir tarefas urbanas, especialmente na coleta de resíduos, mas deverá se adaptar a outras necessidades de transporte de carga.

A empresa não revelou especificações técnicas, apenas que o sistema de armazenamento e a eletrônica embarcada são provenientes aos ônibus da companhia. O modelo terá ainda um pantógrafo que permite a recarga diretamente pela rede elétrica, a exemplo dos trólebus.

De acordo com a imprensa especializada local, a fabricante aproveitou a experiência adquirida com os ônibus elétricos – são mais de 150 em circulação da marca – para construir o ie Truck “com o mesmo motor e baterias usados nos ônibus”, conta Hector Olabe, diretor geral da Irizar e-mobility, para o El País.

Claramente inspirado nas carrocerias de ônibus, a cabine tem capacidade para quatro pessoas, amplo para-brisa e apenas um degrau, o que o transforma “no caminhão com a menor altura de acesso do mercado, além de permitir instalar todo o tipo de implemento sem necessidade de adaptações no chassi”, afirma Olabe.

Desde 2011 a Irizar desenvolve projetos de veículos híbridos e elétricos, campo de trabalho que passou a ser concentrado na nova fábrica de Aduna, unidade que nasceu com capacidade para 1.000 veículos por ano e de um investimento de € 75 milhões.

A FCC Medio Ambiente e a Irizar acordaram em Junho desse ano em iniciar a produção em série dos primeiros 10 Irizar, ou seja, caminhões urbanos para a coleta de lixo. Os excelentes resultados dos testes efectuados em várias cidades europeias e a satisfação dos operadores resultaram nesta decisão.

A produção em série dessas 10 unidades inclui versões de 4 × 2 e 6 × 2 com dois e três eixos. Não há previsões desse veículo vir para a América do Sul.

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