Após 9 meses, Cidade do Natal implanta novo código nas linhas

Do Portal UNIBUS RN
Foto: Ilustração/UNIBUS RN

O filho, finalmente, nasceu. Demorou nove meses até que a empresa Cidade do Natal iniciasse a implantação da alteração nos códigos das linhas urbanas, definido pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) em setembro de 2020. Na ocasião, a pasta realizou uma atualização do transporte público por ônibus em Natal, modificando o itinerário de várias linhas, criando novas operações, reativando linhas e restaurando itinerários do transporte de Natal.

Além das mudanças nos itinerários e operações, as linhas sofreram alterações nas suas nomenclaturas, recebendo a letra da região de onde elas partem (“N” para linhas que saem da zona norte, “S” para linhas que saem da zona sul, “L” para linhas que saem da zona leste, e “O” para linhas que saem da zona oeste). Já as linhas circulares – que no pacote de atualização do sistema se tornaram mais comuns – receberam o código “5”, se tornando 5XX (exemplo: 536, 544, 581, etc).

Matéria do Portal UNIBUS RN no mês de novembro alertava para a desorganização em relação a nomenclatura das linhas urbanas, algo que permaneceu no sistema de transporte.

O que mais chamava atenção, era o fato da empresa Cidade do Natal não ter adotado a mudança em nenhuma de suas operações. As linhas 33 (Planalto/Praia do Meio), 33A (Planalto/Praia do Meio, via BR-101), 33B (Planalto/Midway), 40 (Planalto/Mãe Luíza, via Alecrim) e 41A (Planalto/Ribeira, via Leningrado) deveriam receber a letra “O”, já que saem da zona oeste. Mas a alteração não foi feita, até então.

Foto: Matheus Felipe

Curiosamente, as linhas 33A e 41A são operadas conjuntamente com outras empresas, tiveram suas nomenclaturas modificadas. No caso da 33A, que também é de responsabilidade da Santa Maria, a linha está circulando como “O-33A”, e a 41A, ganhou o código “O-41A” pelas empresas Santa Maria e Conceição, que também atuam na operação.

Somente na última semana, é que alguns veículos das duas principais linhas da empresa, 33 e 40, começaram a ser vistos com os novos códigos, “O-33” e “O-40”.

Linha 22/71 também recebeu atualização

Foto: Elianderson Silva

Uma das linhas da empresa Conceição também recebeu atualização em sua nomenclatura. Trata-se da O-22-71, que teve o código simplificado, se tornando O-22. Durante a mudança, alteração semelhante ocorreu em diversas outras linhas, que deixaram de ter o código conjunto. 15-16, 17-78 e 64A-43, por exemplo, se tornaram N-15, N-17 e N-43, respectivamente.

No caso da linha da empresa Conceição, que foi uma das últimas uniões de linhas ocorridas em Natal antes da pandemia, unificando os trajetos das linha 22 e 71, a empresa permaneceu com o código 22-71, apenas acrescentando a letra “O”, como determinado pelo órgão gestor. Com a simplificação, a linha já pode ser vista nos ônibus com o código O-22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.